"Ouço as pessoas falarem a respeito do comunismo, mas custo a crer que a maioria saiba o que é... É a síndrome do caviar, com uma grande diferença: o caviar está na mesa dos ricos, o comunismo não!"
Do GGN:
Você sabe o que é comunismo? Nunca vi, nem ouvi, eu só ouço falar...
por Janderson Lacerda
Antes de iniciar esta crônica, quero deixar claro que seu título – um tanto extenso, é verdade – faz menção à música, “Caviar” de Zeca Pagodinho. Isto porque, o refrão do samba é uma pergunta com direito a resposta franca e direta: “você sabe o que é Caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”.
Ouço as pessoas falarem a respeito do comunismo, mas custo a crer que a maioria saiba o que é... É a síndrome do caviar, com uma grande diferença: o caviar está na mesa dos ricos, o comunismo não!
Antes de continuar a escrever preciso dizer-lhe que Zeca Pagodinho e minha mãe não são comunistas! Portanto, poupe-os de “elogios”. Aliás, não consigo compreender a lógica dos palavrões – por que puta, por exemplo, é palavrão? As prostitutas trabalham honestamente; cafetão ou cafetina é que deveria ser um termo chulo. São os cafetões que exploram a mão de obra das prostitutas - não só a mão de obra é verdade! Por falar em mão de obra espoliada, o comunismo é avesso, exatamente, à exploração. Karl Marx – a maior vítima das “fake news” da história – em sua teoria, teve a coragem de denunciar a exploração da burguesia (ricos) sobre os trabalhadores (pobres/ proletários). E por isso, foi odiado e perseguido.
O comunismo seria o estágio em que o homem pode pescar durante o dia e fazer crítica literária à noite; isto é, não existem classes sociais e os modos de produção não pertencem a uma classe dominante: pertencem a todos! Modos ou meios de produção são as fábricas, terras, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção.
No capitalismo, os meios de produção pertencem aos ricos e é a isto que denominamos de propriedade privada. Portanto, o que gera riqueza é o trabalho do operário. Partindo desta ideia, sua casa não se enquadra neste conceito e, por este motivo, não será socializada.
Na realidade, o que deve ser socializada são as riquezas, o trabalho e, evidentemente, as condições para ele... No capitalismo, o homem perde o direito ao trabalho e quando recebe a “dádiva da exploração”, é roubado, Marx chamava isto de mais-valia. Para utilizar uma explicação bem simplista: você trabalha, mas não recebe um salário justo. O capitalista (burguês) explora o trabalhador durante o processo de produção laboral, pagando-lhe menos do que merece. Em outras palavras, isto é uma apropriação indevida, exploração, roubo!
Diante desses fatos, a menos que você seja um capitalista (dono dos meios de produção), você não deveria estar preocupado com a “ameaça comunista”.
Além disso, posso contar-lhe um segredo: não existe nenhum país comunista no mundo. Sei, sei que você está impressionado, mas, a Venezuela – antes que alguém a mencione – não é comunista!
A Venezuela é bolivariana (talvez um capitalismo de Estado). Simon Bolívar o “herói libertador da América do Sul” não era comunista. A propósito, Marx teceu muitas criticas ao suposto libertador dos trópicos, que podem ser, inclusive, conferidas no livro, “SIMON BOLIVAR POR KARL MARX”.
E quanto à China, Cuba e Coreia do Norte? Também não são comunistas! No comunismo não existe um líder... Sendo assim, a União Soviética de Stalin não foi comunista. Foi uma experiência socialista, aliás, abortada por Stalin que conseguiu destruir esta possibilidade sonhada por Lênin e Trotsky na Revolução de 1917... (Agora os Stalinistas ficarão bravos comigo, mas não tem problema...).
Por fim, caro leitor, se você não é capitalista não deveria ficar preocupado com o comunismo – ao contrário! Note, ainda, que ser capitalista é uma coisa e estar no sistema capitalista, como alguém que será explorado, é outra. E o que passa disto é bravata – conversa mole para tornar sua vida ainda mais dura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.