segunda-feira, 6 de maio de 2024

"O que acontece no RS não pode ser comunicado como tragédia, mas como descaso", diz Fernando Horta

 

Historiador aponta responsabilidade do poder estadual e municipal na atual situação do estado gaúcho: "tá na hora da gente parar de passar pano em nome do 'acaso'"

Fernando Horta, RS e Eduardo Leite
Fernando Horta, RS e Eduardo Leite (Foto: Brasil 247 | Reuters | Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

247 - Por meio das redes sociais, o historiador Fernando Horta chamou atenção para os eventos recentes no Rio Grande do Sul, destacando que a situação no estado não deve ser simplesmente rotulada como uma "tragédia", mas sim como um reflexo do descaso por parte das autoridades municipais e estaduais.

Em um tweet publicado neste domingo (5), Horta enfatizou a importância de reconhecer que os desastres naturais não são meros acidentes. "O que acontece no RS não pode ser comunicado como 'tragédia', mas como DESCASO do poder municipal e estadual. Tá na hora da gente parar de passar pano em nome do 'acaso'. Que o RS se transforme no estado símbolo na luta contra a transformação climática", escreveu o historiador. >>> LEIA TAMBÉM: 1 mês antes das tragédias no RS, Eduardo Leite sancionou flexibilização em regras ambientais

Segundo a Defesa Civil, até o momento foram confirmadas 77 mortes, com outras quatro ainda em investigação, além de pelo menos 108 desaparecidos e 155 feridos. Mais de 16 mil pessoas estão em abrigos e 88 mil estão desalojadas. As enchentes afetaram mais de 780 mil habitantes em todo o estado, com 336 municípios atingidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.