domingo, 20 de março de 2016

Brasileiros no exterior protestam em defesa do governo e da democracia


Protestos ocorreram em ao menos 4 cidades na Europa e em Nova York.
Faixa exibida em Paris dizia 'Golpe não! Ditadura nunca mais'.


18/03/2016 18h46 - Atualizado em 19/03/2016 12h46

Brasileiros no exterior protestam em defesa do governo e da democracia

Protestos ocorreram em ao menos 4 cidades na Europa e em Nova York.
Faixa exibida em Paris dizia 'Golpe não! Ditadura nunca mais'.

Do G1, em São Paulo
Manifestantes pela democracia em Nova York (Foto: Lívia Sá/Divulgação)Manifestantes pela democracia em Nova York (Foto: Lívia Sá/Divulgação)
Em pelo menos quatro cidades da Europa e em Nova York, nos Estados Unidos, brasileiros se manifestaram nesta sexta-feira (18) em defesa da democracia no Brasil, em meio à crise política que abala o segundo mandato de Dilma Rousseff. Nas redes sociais, brasileiros postaram fotos de protestos realizados em LisboaParisLondres e Berlim e na cidade norte-americana.
Em Nova York, cerca de cem pessoas foram para Union Square protestar empunhando cartazes com frases como "nós amamos a democracia" "1964 nunca mais" e "cultura contra o golpe". Um jovem também serviu pão com mortadela para ironizar os grupos pró-impeachment que criticam os manifestantes de classe baixa.
"Discursamos contra um possível retrocesso e contra um possível golpe. O próximo passo é começar grupos de estudos por aqui para termos um debate mais profundo sobre tudo que está acontecendo aí", disse a fotógrafa e cineasta Lívia Sá.
A brasileira Nina Santos, doutoranda em Paris, na França, conta ao G1 que um grupo de cerca de 100 pessoas se reuniu em uma praça ao lado coonsulado geral do Brasil em Paris para o protesto. O evento foi organizado pelas redes sociais e defendeu a democracia, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na capital francesa, uma grande faixa foi exibida com os dizeres "Golpe não! Ditadura nunca mais".

Em Lisboa, Portugal, cerca de 70 pessoas se reuniram no Largo de Camões com faixas em defesa da democria. Os manifestantes defenderam que Dilma termine seu mandato, mas o protesto não teve viés partidário.
Manifestantes protestam nesta sexta em defesa da democracia no Brasil no Largo Camões, em Lisboa (Foto: Rafael Madeira)Manifestantes protestam nesta sexta em defesa da democracia no Brasil no Largo Camões, em Lisboa (Foto: Rafael Madeira)
A cineasta Julia Medeiros, que participou do evento, diz que alguns portugueses e angolanos se juntaram ao protesto, que foi organizado pelas redes sociais. Entre os brasileiros, participaram futuros doutores bolsistas do programa Ciências sem Fronteiras, segundo ela.
"Apareceram algumas pessoas gritando palavras de ofensas para nós. Um deles era um brasileiro que mora aqui e outros eram turistas", afirma. "Mas no geral foi bem tranquilo o clima, porque ninguém aceitou provocação", diz.

De Londres, no Reino Unido, o brasileiro Maurício Moraes conta que algumas pessoas que estavam na embaixada do Brasil resolveram se manifestar, em um protesto que não foi combinado previamente. Os cartazes diziam "Londres não quer golpe no Brasil" e "Democracia e Legalidade, #GolpeNuncaMais".
O jornalista André Lobato que também participou do protesto espontâneo diz que está assustado com os últimos acontecimentos da crise política. "Acho que para quem tá aqui, onde mal ou bem as forças políticas se respeitam e tem uma televisão pública que preza - com críticas ou elogios - o debate público, fica muito difícil ver o que está acontecendo com o Brasil e não se assustar", afirmou.
Manifestantes pela democracia em Nova York (Foto: Lívia Sá/Divulgação)Manifestantes pela democracia em Nova York (Foto: Lívia Sá/Divulgação)
Manifestante serve pão com mortadela em protesto pela democracia em NY (Foto: Lívia Sá/Divulgação)Manifestante serve pão com mortadela em protesto pela democracia em NY (Foto: Lívia Sá/Divulgação)
Mauricio Moraes (esquerda) e outras pessoas que estavam na embaixada no Brasil nesta sexta protestam em Londres em defesa da democracia no Brasil (Foto: Mauricio Moraes)Mauricio Moraes (esquerda) e outras pessoas que estavam na embaixada no Brasil nesta sexta protestam em Londres em defesa da democracia no Brasil (Foto: Mauricio Moraes)

Manifestações no Brasil
No Brasil, 24 estados e o Distrito Federal realizam atos a favor do governo Dilma, de Lula e do PT. Até às 18h50 desta sexta, as manifestações pró-governo no Brasil reuniram 667 mil pessoas, segundo organizações.

Os atos desta sexta acontecem depois que milhões de pessoas foram às ruas de diversas cidades na últimas quarta e quinta-feira para protestar contra o governo, a nomeação do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil e a favor do impeachment de Dilma.

Os protestos contra o governo foram convocados, segundo os organizadores, após o anúncio de que Lula assumiria a Casa Civil e da divulgação dos grampos telefônicos de conversas do ex-presidente Lula com aliados - entre eles, um diálogo com a presidente, que provocou reação imediata nos meios políticos e nas ruas.

Dilma classificou de 'grampo ilegal' a interceptação telefônica e criticou ainda o que chamou de "vazamentos seletivos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.