sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Curas Psíquicas, Mediúnicas ou Espirituais


Pesquisas Científicas e Casos Registrados

Carlos Antonio Fragoso Guimarães




Em 1965, o Dr. Bernard Grad, da McGill University, Quebec, Canadá, publicava seus estudos pioneiros sobre a questão polêmica das capacidades de influenciação biológica através da chamada cura psíquica, mediúnica ou paranormal.

                Estudioso sobre a questão da oncologia, seu trabalho sobre o câncer o levou a se interessar pelo trabalho de, inicialmente, médicos e enfermeiros que pareciam ser mais potencialmente benéficos a seus pacientes e, a partir destes, sobre o trabalho de pessoas que pareciam ter alguma capacidade de fazer regredir doenças por meio de preces, passes ou unicamente pela vontade de ajudar doentes, em especial a partir do seu contato com Oskar Estabany, que tinha essa aparente capacidade, descoberta ainda na Primeira Guerra Mundial, quando de inicio parecia que seus cuidados com cavalos, utilizados na Guerra, que eram feridos pareciam se recuperar extraordinariamente rápido. Logo se descobriu que sua presença, em especial sua técnica de imposição de mãos, também parecia funcionar extraordinariamente com os soldados feridos.

                Para evitar o problema da autossugestão e do efeito placebo, onde o doente, por estar confiante no progresso do tratamento, consegue melhorar mesmo quando os remédios ministrados são inócuos, o Dr. Grad buscou avaliar os supostos dons de Estabany sobre elementos vivos que não fossem sugestionáveis. Para isso, ele elaborou duas séries de experimentos, uma envolvendo ratos de laboratório e outra, sementes de cevada.

                Os ratos, divididos em um grupo experimental e dois de controle, eram feridos através do corte de uma dobra de pele, onde a área das feridas eram medidas. Um total de 48 ratos foram assim feridos e acompanhados, sendo que uma parte deles era tratada por Estabany, que os tocavam (estando cada rato tratado dentro de um saco de pano, evitando um contato direto com o curador. Os ratos de controle também o eram postos em sacos, mas não tinham contato com o médium, no mesmo momento em que os ratos experimentais recebiam o tratamento, pelo mesmo intervalos de tempo de vinte minutos duas vezes ao dia).

 Na figura abaixo, temos uma amostra dos tamanhos dos ferimentos dos ratos antes da cura paranormal. A primeira série apresenta os ferimentos do grupo de controle, o segundo dos ratos que seriam tratados pelo curador e o terceiro, o do segundo grupo de controle, que seriam submetidos a um tratamento térmico com a temperatura do corpo humano (simulando a temperatura das mãos de Estabany).


                Duas semanas após a fase de tratamento, o Dr. Grad fez uma avaliação do processo de cicatrização dos ratos. Tanto a análise visual quanto a estatística do processo de remissão das áreas das feridas foram significativos. Veja-se a figura 2, abaixo, que o grupo tratado pelo curador vieram a ter uma evolução positiva de recuperação muito superior ao dos dois grupos de controle:




               
                Outro experimento, com as sementes de cevada, que eram parcialmente queimadas, teve um resultado análogo. As sementes era postas em um forno por um tempo limitado. Algumas morriam e outras ficavam danificadas em grau de relativa gravidade. DForam divididas em grupos de tratamento e de controle, como ocorreu com os ratos, mas desta vez o curador não as tocava ou sequer ficava próximo a elas. Ao invés disso, ele recebia uma garrava com soro, onde impunha as mãos. Depois, a garrafa era deixada em repouso para que a temperatura ficasse idêntica a do ambiente e só depois era aspergida sobre as sementes. As sementes de controle recebiam o mesmo soro, com a única diferença de que ele não passara pelas mãos de Estabany. As demais condições de luminosidade, temperatura e de envasamento e tratamento eram idênticas nos dois grupos.  

                Novamente, uma análise estatística demonstrou que as sementes tratadas com o soro que havia sido “energizado” por Estabany tinham brotado de modo mais saudável e desenvolvido que as sementes tratados com o soro comum. Na foto, os dois grupos de brotos da pesquisa do Dr. Grad. Notar que o grupo X, exatamente o que recebeu o soro "energizado" por Estabany, apresenta-se mais desenvolvido e forte que o grupo de controle Y.


                Estudos semelhantes, evolvendo médiuns e curadores, foram feitos esporadicamente ao logo dos anos, após o trabalho pioneiro do Dr. Grad. Atualmente, o Dr. Larry Dorsey, chefe da equipe do Hospital Municipal de Dallas, Texas, é um dos mais conhecidos pesquisadores sobre a questão do processo de cura paranormal.
               


               Vejamos uma consideração do Dr. Charles Tart, da Universidade da Califórnia, sobre os curadores espirituais, que surgem independentemente das tradições ou vertentes culturais e religiosas, embora algumas possam dar um suporte que permita o desenvolvimento destas capacidades psíquicas mais que outras:


     “Observe-se que os bons paranormais de cura provêm de todas as tradições, o que significa que a cura espiritual pode ser real, ainda que não comprove a veracidade de nenhuma religião em particular em comparação com as outras (...)” (TART, Charles. O Fim do Materialismo, Editora Cultrix, São Paulo, 2012, p. 200)

No Brasil, houveram conhecidos médiuns de cura. Atualmente, o mais conhecido internacionalmente (na verdade, mais conhecido fora que dentro do próprio Brasil) é João de Deus, da cidade de Abadiânia, Goias, constamente visitado por pesquisadores e jornalistas de todo o mundo. Sobre este médium, veja-se os seguintes vídeos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.