sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Na série "Deus Inc.", a HBO faz uma crítica à exploração das religiões midiáticas, apontando os perigos do fundamentalismo usado como meio de enriquecimento em linguagem muito de acordo com o atual estágio do capitalismo-neoliberalismo


Produção mexicana "Deus Inc." critica duramente a exploração da fé: "É trágico que a fé seja explorada por alguns para seu próprio benefício", diz protagonista

Fonte do texto: On
A HBO lança neste domingo (24) a produção mexicana "Deus Inc.", que promete mexer em uma ferida muito sensível, principalmente nos dias de hoje: o fanatismo religioso. "A palavra-chave da série é fanatismo", explicou o protagonista Rafael Sánchez Navarro em entrevista ao iG na Cidade do México.

Rafael Sánchez Navarro estrela
Divulgação/HBO
Rafael Sánchez Navarro estrela "Deus Inc.", nova série da HBO

O ator interpreta Salvador, um pesquisador que escreveu um livro sobre um filósofo que teria criado o conceito de Deus na Antiguidade. Após passar 10 anos no Oriente Médio e descobrir a tumba do pensador, o personagem volta ao México e descobre que seu livro foi plagiado e é usado como uma espécie de bíblia de uma seita que explora os moradores de uma região carente da capital mexicana.
A nova produção latinoamericana da HBO toca em um tema que é um tabu na região, a religião. Para Sánchez Navarro, discutir esse assunto é algo muito necessário. "Você não vê Hollywood falando de religião, por exemplo. É um assunto importante que deixará coisas a serem pensadas", explicou o mexicano.
O ator acha importante falar sobre o assunto por considerar a fé algo necessário, mas vê o fanatismo como um perigo que a ronda. "Eu acredito que, como seres humanos, nós precisamos de fé para continuar. Você pode ter em você mesmo, no futuro, no destino, em qualquer coisa", explicou.
"É trágico e muito perigoso que a fé, tão necessária para as pessoas, seja explorada por alguns para seu próprio benefício. E olha o que o mundo está vivendo hoje por causa da palavra fanatismo, antes da religião", disse. Ele ainda faz questão de destacar que o fanatismo é algo muito diferente de religião. "Você pode achar fanatismo até no futebol", exemplificou.
Timing perfeito
Produzida há três anos, a série será lançada em um momento em que as tensões religiosas estão ainda mais exacerbadas. "Acho que foi uma premonição", brincou o ator. "Nunca achamos que a série seria lançada nesse momento em que sabemos o que está acontecendo ao redor do mundo", continou.
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
Imagens da série 'Deus Inc.'. Foto: Divulgação/HBO
1/7
Mas ele também acredita que o fanatismo não é um fenômeno recente. "Eu acho que o fanatismo foi assim sempre. A Alemanha nazista e o Império Romano são exemplos de exploração da fé", explicou.
Salada de temas
O primeiro capítulo de "Deus Inc." mostra que a HBO não poupou esforços para que a série fosse uma superprodução. Com cenas no deserto da Califórnia e 43 mudanças de cenário por episódio, o seriado de Santiago García teve 40 locações e não deve nada visualmente a hits do canal como "Game of Thrones" e "Girls".

Sacerdote mascarado é líder de seita maligna em
Divulgação/HBO
Sacerdote mascarado é líder de seita maligna em "Deus Inc.'

Apesar do fanatismo religioso ser o fio condutor da trama, a história tem outros desdobramentos. "O tema principal é fanatismo e as origens de Deus, mas temos 12 capítulos para contar a história", lembrou Rafael Sánchez Navarro.
Por isso, a série ainda mostra os conflitos familiares de Salvador, que abandonou a filha e a esposa para embarcar na jornada rumo ao oriente médio, e toda a disputa entre o pesquisador e a seita que usa seu livro roubado.
À primeira vista, a impressão é de que as subtramas acabam tendo mais importância que a história principal, mas o ator garante que os escritores fizeram tudo da melhor maneira possível. "O tema se tornou muito acessível, com muitas cenas de ação, muito romance e humor", disse o artista.
A veia religiosa e tradicional da América Latina não assusta Rafael Sánchez Navarro: para ele, "Deus Inc." será bem recebida por aqui, mesmo sendo ácida. "Eu espero que a série seja bem recebida porque é uma história diferente, é um tema que não é falado na televisão nem no cinema", explicou. "Temos fé de que vai ser um projeto bem sucedido."

"Deus Inc."Quando: domingo, 24 de janeiro, às 22h
Onde: HBO
    Leia tudo sobre: Deus Inc • séries • HBO

    2 comentários:

    1. Tava fuçando aleatoriamente , então fico por aqui sabendo da série . Bem que podia num futuro ser exibida pela tv aberta por aqui .

      ResponderExcluir
    2. Muito interessante articulo, eu gosto da programação do hbo, tem muito bom contenido. Sou fã das produções de HBO, que bom que já está disponível HBO GO Brasil.

      ResponderExcluir

    Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.