sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O Passado pode ser esquecido, pode ser abafado, mas não morre totalmente.... A música da antiga Mesopotâmia



Por Bourdoukan - extraído do Contexto Livre

Pesquisadores e cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, encontraram e decodificaram um conjunto de antigos textos cuneiformes e o resultado é a recriação de uma peça musical inédita.

O corpo das tabuinhas cuneiformes anciãs, conhecido como texto léxico, foi descoberto pela primeira vez na década de 1950 na antiga cidade síria de Ugarit. Antes, não se sabia quase nada sobre a música sumério-babilônica, a não ser o tipo de instrumentos musicais utilizados.

Mas, recentemente, foi encontrada uma coleção que conta com quatro textos cuneiformes individuais e um quinto grupo de textos com uma teoria e notação musical complexas e um hino de louvor de quase 3.400 anos, ou seja, a peça completa mais antiga de música escrita já descoberta. A tábua contém a letra de um hino a Nikkal, deusa das plantações, e instruções para um cantor, acompanhadas de um sammûm de nove cordas, um tipo de harpa ou lira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.