sábado, 10 de setembro de 2016

Igreja Católica critica com razão o governo golpista de Michel Temer e o CapEtalismo explorador


Vejam a homilia efetuada na Basílica e Aparecia, São Paulo, no dia 07 de setembro e 2016, por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo de Blumenau:


Na sua fala, Dom Angélico destacou as forças corruptas reais atras do Golpe que derrubou uma presidenta honesta e que a crise econômica que serviu de pretexto a muitos para a sua queda não golpeia apenas o Brasil. Assim, Dom Angélico destaca a hipocrisia dos políticos como Eduardo Cunha, Cássio CUnha Lima, Aécio Neves, Ronaldo Caiado e outros. Indo mais além, destaca a economia mundial e como a mídia deturpou os fatos. Para o religioso, não informaram o povo de que parte da crise é externa (a outra parte foi fomentada por um processo de sabotagem política interna). Trata-se de uma crise “dos grandes países do mundo", causada pelo "sistema capitalista liberal que nos domina”, afirmou. E condenou “os exploradores do povo”, “que ficam comendo caviar, enquanto o povo nem pelanca de galinha tem”. 

“Agora, os bancários estão em greve e nós estamos do lado deles. Porque banqueiros acumulam fortunas e, quando se trata de aumentar os salários, é aquela disputa que faz com os bancários entrem em greve. Parabéns! Vamos lutar ao lado de vocês, porque Jesus está ao lado dos pobres e dos explorados”, disse.

Depois de mencionar o discurso do papa Francisco, que se referiu ao “momento triste” que o Brasil enfrenta, Dom Angélico fez referência à miséria que persiste no país e a políticos e industriais corruptos. 

“Jesus quer que a gente tenha vida, vida de gente, em plenitude. (...) Isso significa casa, comida, trabalho e salário digno. É uma vergonha que os executivos ganhem 30, 40 mil por mês e, além disso tenham mordomias, e o salário mínimo nem chegue a 900 por mês. Dá para dormir diante da injustiça?”, questionou.

Sem citar nomes, ele disse ainda que os que agora ocupam cargos de poder sinalizam mudanças prejudiciais aos trabalhadores. “[Querem] até que leis trabalhistas, conquistadas com suor e sangue através dos anos, sejam deixadas de lado para favorecer aqueles que detêm o poder econômico. E tem mais: cuidado com aquilo que vão fazer com a Previdência. Que peguem os privilegiados, e não os que já sofrem no dia a dia!”, defendeu, diante de centenas de fiéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.