domingo, 27 de dezembro de 2015

Luis Fernando Veríssimo sobre a Questão do medo da Direita e seu Mercado Financeiro...


A Questão

Na Grécia, na Itália, em Portugal e agora na Espanha a esquerda não chegou ao poder mas chegou perto o bastante para incomodar a direita e o centro, em alguns casos negando-lhes maioria parlamentar. Na Grécia a extrema esquerda assumiu mesmo o poder. Não assumiu integralmente seu extremismo, mas está lá, um exemplo de alternativa possível para o conservadorismo dominante. O crescimento da esquerda é consequência direta das medidas de “responsabilidade fiscal", em contraste com a responsabilidade social que durante tantos anos informou os “welfare states" europeus, e que transformaram "austeridade" num palavrão.

O desencanto crescente com o desmonte dos estados de bem estar social e a crescente convicção de que a política e os políticos não têm nenhuma voz numa economia gerida pelo capital financeiro e pelas multinacionais — a não ser para dizer que é mais “responsável” pagar uma dívida do que alimentar um filho — tem impelido não só a rebeldia de esquerdas como a Podemos na Espanha como o populismo de direita. E não é nem preciso fazer a analogia fácil com a ascensão do nazismo numa Alemanha desencantada para lembrar do que o populismo de direita é capaz.

No fim, aceitando-se a hipótese de que ninguém tem o monopólio dos bons sentimentos e nem o mais desalmado financista quer a morte de criancinhas para que o mercado funcione, a questão passa a ser — na Europa, no Brasil ou na Cochinchina — até onde responsabilidade fiscal e responsabilidade social são compatíveis e podem conviver. Não vale invocar país escandinavo, onde as duas coisas não se excluem. São países frios, com aquecimento central e uma tradição de aconchego social. Quero ver é no mundo real.

Luís Fernando Veríssimo Fonte: Contexto Livre

Um comentário:

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.