terça-feira, 16 de junho de 2015

Bob Fernandes, o avanço do obscurantismo alienador Neopentecostal e a política evangélica pondo Fim ao Estado Laico e à Racionalidade




Segue vídeo, com sua transcrição literal, do comentarista político Bob Fernandes (TV Gazeta) sobre a tomada do Congresso Nacional pelo pior do fundamentalismo hipócrita:

Cálculos, espertezas e covardia ameaçam o "Estado Laico"




O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou urgência para lei que torna "crime hediondo", punível com até 8 anos de cadeia, algo definido (por eles) como "Cristofobia".
.
Isso na Câmara dos deputados de um país cuja Constituição expressa e determina um "Estado Laico", secular. Ou seja, sem opção oficial por uma religião e em favor da ampla liberdade de cultos.
.
Isso nos dias em que, no plenário, deputados evangélicos interromperam uma sessão para rezar o Pai-Nosso, exibir cartazes e encerrar com gritos de "Viva Jesus Cristo".
.
Cartazes e protesto contra o que chamam de "Parada Gay" e marchas "das Vadias" e da "Maconha".
.
Já há décadas muita gente na Política, Judiciário, Mídias, na sociedade em geral, faz de conta não perceber o que avança, o que acontece.
.
O que acontece é o "Estado Laico" ir se tornando letra morta na Constituição. Tudo isso por cálculo -ou cálculos- e covardia.
.
Em 64 a ditadura foi instalada com amplo apoio do Poder, então imenso e incontrastável, da Igreja Católica.
.
Desde então, presidentes, governadores, prefeitos e legislativos vêm cedendo diante das bancadas "religiosas", fruto da já não tão recente ascensão neopentecostal.

.
Em nome de votos e financiamentos cedem para um poder que cresce, e enriquece, com negociação de sucessivos benefícios. E não apenas tributários e fiscais.
.
Poder que avança com vasta ocupação de espaços de radiodifusão que desrespeita o princípio constitucional, e cultural, de um "Estado Laico".
.
O que dirão se, em plenário, deputados entoarem cânticos de religiões de origem africana? Ou se ocuparem espaços de radiodifusão de Mídias que são concessão do Estado dito "Laico" ?
.
Se parlamentares católicos, judeus, muçulmanos, budistas... interromperem sessões no Congresso para professar fé, como reagirá a Cunholândia -ou Cunhistão?
.
Ter e professar fé, ou não, é direito e escolha de cada ser humano.
.
Assim como foi conquista de boa parte da humanidade o separar Estado e Religião depois de séculos de simbiose e sangrenta história.
.
História que não acabou. E sangue que, assistimos diariamente mundo afora, continua sendo tragicamente derramado por tantosque se arvoram falar em nome de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.