quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Bob Fernandes - "Pós-verdade": Na política, a velha mentira vendida como nova norma








Em tempos de Trump, Brexit e tantos próximos, o conceituado dicionário inglês Oxford elegeu o termo "Pós-verdade" como "A Palavra do Ano".

Em resumo, a mentira entronizada como expressão da verdade. "Pós-verdade" é adjetivo, comunica o dicionário.

Definiu Oxford: A "pós-verdade" se dá quando fatos objetivos (a verdade possível) valem menos para formar opiniões do que "apelos à emoção e à crença pessoal".


Ou seja: quando a mistificação, a mentira bem embrulhada é vendida, e consumida, como se "verdade" fosse.

Exemplos...

Políticos acusados de grossa corrupção derrubam um governo acusando-o de ser corrupto. E tornam-se o governo "novo". Isso é a "Pós-verdade".

Acusados por corrupção dão entrevistas sobre a corrupção alheia. E não são imediatamente questionados sobre acusações contra si mesmos... É a "Pós-verdade".

Argumentação técnica é usada para derrubar um governo. Dois dias depois se vota lei legalizando o motivo técnico que levou à derrubada do governo...

Isso é "Pós-verdade" em compotas.

Critica-se um governo por seus erros graves. Inclusive o esconder maus indicadores econômicos e magnificar bons índices.

O governo "novo" faz o mesmo. Índices seguem péssimos, mas se vende que mês que vem, ano que vem, vai melhorar. Isso é a "pós-verdade" sendo construída.

O partido que foi governo e caiu, vai escolher nova direção. Mas, na real, não leva em conta que sua queda se deu, também, por ter se corrompido... É a "Pós-verdade".

Juízes condenam, e pontificam sobre a moralidade alheia. Ao mesmo tempo aceitam receber muito mais do que determina a lei, o teto salarial do país... É a "Pós-verdade" legal.

Anos de investigações e prisões contra alguns partidos e líderes acusados de corrupção. Em seguida, avançam delações contra demais partidos políticos e seus caciques...

...ai se articula "Anistia ao Caixa II". Martela-se até tal "Anistia" ir se tornando quase fato consumado, apenas "questão jurídica" etc

...Espalha-se o uso dos termos "já chega", "foi muito longe", "vai quebrar tudo"... Isso, um apelo às "crenças pessoais" e "emoções" que movem certas multidões.

Essa, isso, é a "Pós-verdade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.