segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Que tipo de gente reelege Jair Bolsonaro, Tiririca, Marco Feliciano, Álvaro Dias e Alckmin e ainda se acha superior aos demais?



Texto de 

Carlos Antonio Fragoso Guimarães

  Cientificamente somos muito vaidosos e arrogantes, ao ponto da espécie humana ser chamada oficialmente de Homo Sapiens - a palavra Homo aqui, é sempre bom esclarecer diante da mediocridade intelectual galopante na net, não deve ser entendida pelos fundamentalistas malafáicos com qualquer conotação sexual, mas entendida no sentido latino, ou seja, Homem. Contudo,diante do que vemos nos últimos anos, fica claro que existe, no conjunto hominal, muito mais demência do que sapiência.

  Afinal, como explicar que pessoas escolham como representantes e legisladores para a administração "do bem comum" (teoricamente, o objetivo da democracia) gente controversa por vários poscionamentos retrótgrados ou de expressão de elitismo, ódio ou preconceito, como o fóssil troglodita da ditadura Jair Bolsonaro, o fundamentalista de extrema direita Marco Feliciano, o reacionário raivoso Álvaro Dias, ou representantes do coronelismo ruralista "sofisticado", tipo Kátia Abreu? Ou, por outra, como pensar em pessoas que se ufanam de serem "esclarecidas", "bem informadas" e mais "avançadas" que o resto do Brasil e elegem, com a maioria dos votos, pessoas como Celso Russomano ou Tirica?

 Como não deixar de perceber o ódio racista e de grande parte das pessoas que reelegeram Alckimin e escolhem Aécio e, como certas socialites, expressam seu anseio de retomar o poder com medo dos "pobres" e total desprezo ao povo e irmãos do mesmo país, de outras regiões, especialmente nordestinos? São mesmo eles, a elite, superiores?

 Mesmo as manifestações de junho de 2014 (iniciadas, diga-se, pela esquerda à esquerda do PT), agora, com certa distância, claramente demonstram sua apropriação e uso pelo conservadorismo mais patético, a se expressar, por exemplo, nos resultados das urnas no sudeste-maravilha, com a honrosa e exemplar exceção de Minas Gerais, reduto politico do construtor de aeroportos familiares, Aécio Neves, mas que disse de forma bastante clara nas urnas que não o quer nem como presidente, nem como ingerente governamental no próprio Estado...


Mas a aura elitista e preconceitusa e bastante reacionária das "elites" foi expressa com especial relevo pelo "Príncipe da Privataria" tucana, FHC, que saiu com esta pérolA: "O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados" (confira aqui)e isso porque, reiteremos, fala a partir do mesmo Estado que o alavancou (São Paulo) e também reconduziu Alckimin das "Vidas Secas" (e o PSDB que ficará com 24 anos no poder sem ter se preocupado com os recursos hidricos) mas também elegeu Russomano, reconduziu Feliciano e fez o Tiririca rir à toa com uma enxurrada de votos e que, surrealisticamente, formou o vacuo que vai levar alguém tão inexpressivo, mas potencialmente bastante retrógrado, como o Capitão Augusto, fundador do Partido Militar, ao Congresso (confira aqui).

 É uma imensa pena perceber que uma parte considerável (mas ainda bem que não todos) representa, por suas ações e atos, uma triste caricatura da espécie, ao ponto de parecer contradizer a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.