quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O "novo" congresso após o dia cinco de outubro: o ocaso da democracia e a volta à Idade das Trevas




texto de 

Carlos Antonio Fragoso Guimarães


  Antes, a principal preocupação de certos setores mais fundamentalista do meio evangélico era o de conseguir espaço para "converter" pessoas à única verdade existente: a deles. Depois, passaram a querer mais do que isso: exercer o poder político, conquistando novos espaços para "arrebanhar" fiéis, com utilização massiva da mídia de forma bastante agressiva.

 Hoje, contudo, sem esquecer a ânsia por mais poder político, querem agora eliminar o perigo, para eles, de setores que, em existindo, querionam toda sua estrutura simplória de visão de mundo. Assim, transformam-se, ao estilo de seus colegas islâmicos radicais, em soldados de uma guerra santa onde o inimigo terá qualquer traço que, simplesmente, seja diferente da rígida estrutura que eles estabeleceram como a única válida: a da interpretação literal de certas passagens bíblicas (em especial, do Antigo Testamento), em detrimento de outras muito mais espirituais e humanistas (em especial do Novo Testamento), que dêm suporte e "justificativa" para atacar pessoas que pensem diferente, tenham outra orientação sexual, sejam politicamente progressistas ou simplesmente sejam de uma religião diferente da sua.

Este grande mal, que se alastra como uma doença viral (e o vírus visa unicamente invadir novos hospederos para, adoecendo-o, faze-lo fabricar novos virus para "converter" novos hospederos em fábricas de mais virus), obtém um aopoio extra do Neoliberalismo que vê com muito maus olhos qualquer meio de educação (o que inclui um estado laico e mesmo setores religiosos mais progressistas) como um impecilho ao estado de consumismo e passividade que possibilita o domínio do sistema econômico dominante. O resultado é uma associação bastante nociva entre mercado-financeiro, mídia e setores fundamentalistas que, juntos, pressionam a sociedade quando se percebem que forças progressistas começam a minar seu estado de exploração padrão. Como consequencia, vimos, no último dia cinco, regiões mais dominadas por estes setores, em especial o sudeste, levando o Congresso Nacional a ter um número maior de setores conservadores e elitistas, a exemplo da bancada evangélica, ruralista, empresarial e reacionária, nas figuras, por exemplo, de um Marco Felciano, de uma Kátia Abreu, um Jair Bolsonaro (e filhos), etc....

A mania de imitação dos eleitores destes "luminares" ao exemplo americano, especialmente o mais extremista, trouxe ao nosso país o pior do que existe naquele país, e as manifestações de ódio elitista, racismo e fascismo por parte dos "luminares" nas redes sociais em apoio aos seu canditado de direita, demonstra isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.