quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Espiritualidade versus Religiosidade institucionalizada: O Sentido da Cruz e o Espírito da História: Especulações Filosóficas sobre o Cristianismo. Texto de Nathan Caixeta

 Unindo os diálogos, deixo pimentas espalhados pelos séculos de história para cozinhar o caldo dos leitores: É possível traçar uma linha condutora entre a Cruz e os eventos contemporâneos, dos quais destaco, a concentração da riqueza, o narcisismo individualista, a revolução tecnológica e, especialmente, a união entre fé e razão?

Biblioteca IBGE

Segue o texto de Nathan CaixetaPós Graduando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, publicado no Jornal GGN

Nos últimos dias, tive a oportunidade de conversar com dois seres absolutamente marcantes na minha trajetória. O primeiro, Reinaldo Paublo, o pai que ganhei da vida, assim como, sua esposa Andréia e meus irmãos, Gabriel e Anderson, este último que nos presenteou com Lorena e meu sobrinho Rafael. O segundo, foram as conversas prodigiosas com Luiz Gonzaga Belluzzo a respeito de Hegel, Marx e o novo livro de Jürgen Habermas, o qual escolhemos não nos arriscar na leitura da edição alemã e esperamos a tradução para o inglês.

Reinaldo faz do tipo “paizão”, habita nele um coração que mal cabe em seu peito, embora sua experiência seja denunciada pelos cabelos brancos, misturados aos loiros que ainda lhe restam. Comungamos da mesma fé e sempre que nos encontramos, o papo vai e vem e acaba na mais deliciosa das discussões: o estudo e compartilhamento do espírito cristão. Sempre me despeço renovado, pois embora não tenha completado o seminário de teologia, o famoso “Juca”, amealhou tamanha reflexão sobre as escrituras que receber dele tal conhecimento é um deleite para os ouvidos e uma benção para o coração.

Discordando ao concordar, fomos do livro de Genesis ao Apocalipse, passando pelo Velho Testamento, perambulando pela história de Israel e dos povos gentis, e terminando na Cruz de Cristo. A pergunta que rodeou nossa conversa é a mais fundamental, e curiosamente a mais esquecida de todas dentre os círculos daqueles que hoje se denominam “cristãos”: “qual o sentido da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo?”

Séculos de filosofia escolástica, rodearam estas questões, até que Nietzche, Freud e Darwin embalados pela revolução cientifica iniciada por René Descartes, entraram na conversa para cravar a aposta de Pascal como meio termo entre fé e razão. Nem tanto para lá, ou para cá, a questão está resolvida, justamente por ser ela indissolúvel em termos da filosofia metafisica, e mesmo da filosofia da história, que dirá da roleta russa lançada pela teologia moderna.

Belluzzo, por outro lado, me lançou uma indagação daquelas de arregalar mais que os olhos, perturbando os neurônios até que as palavras se reúnam num discurso minimamente coerente: como analisar a história das religiões, tal como empreendeu Weber, sem lançar mão da dialética histórica. Cheguei à conclusão que o método Weberiano, embora assertivo em seus termos finais, sofre de um problema gravíssimo: fechar a “gaiola da modernidade” na qual a liberdade e o sentido da vida mutilam-se mutuamente através do mero estreitamento gradual entre as dimensões materiais e culturais/religiosas da vida moderna. Ao falarmos sobre Habermas, auxiliados pelo artigo de Seyla Benhabib “Habermas’s new Phenomenology of Spirit: Two centuries after Hegel”, verificamos na intenção do último dos moicanos da Teoria Crítica, uma janela teórica fundamental: a abertura da gaiola Weberiana a partir da incorporação do Espírito da História hegeliano que oferece como fio condutor da modernidade rumo às ruínas, um sútil vórtice, percebido e avançado por Marx: são as categorias universais que em movimento de transformação conduzem e remodelam as categorias particulares. Logo, são as conquistas modernas de liberdade, igualdade, identidade e razão que se transformam em atores da contenda entre a manutenção da tradição e o atropelo do secularismo.

Unindo os diálogos, deixo pimentas espalhados pelos séculos de história para cozinhar o caldo dos leitores: É possível traçar uma linha condutora entre a Cruz e os eventos contemporâneos, dos quais destaco, a concentração da riqueza, o narcisismo individualista, a revolução tecnológica e, especialmente, a união entre fé e razão?

O relato da estruturação entre o espiritual e o social, oferece uma ligação fundamental com o ato da ressureição. O Sumo Sacerdote deveria entrar uma vez ao ano nas tendas em que estavam separados, homens, mulheres e crianças para então entregar a mensagem divina. As tendas separadas pelo véu, só poderiam ser rompidas pelo Sumo Sacerdote, amarrado por uma corda na cintura. Caso estivesse em pecado, ao entrar na tenda, o pecado recebia seu salário, abocanhando o Sacerdote para a morte. Caso contrário, o véu era rompido e a presença do Espírito Santo se manifestava enquanto a mensagem divina era repassada para o povo. A separação entre o espiritual e o social, tinha uma clara demarcação: o véu que cobria as tendas, não apenas representava a intermediação entre Deus e os Seres Humanos através do Sumo Sacerdote, mas profetizavam o fino corte realizado na Cruz.

Ao ser pregado na Cruz, Jesus, Deus-Filho, Deus-Homem, encarnou o perdão da humanidade, redimindo pelo sangue derramado todos os pecados do fruto do Éden até os mais imperceptíveis e inescapáveis desvios do caminho da salvação, somente redimidos pela graça de Deus, diria o Apostolo aos Romanos. Descendo ao Inferno, Jesus rasga o véu que separa o Homem de Deus, abrindo as portas para a descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Ao rasgar o Véu, Cristo oferece a humanidade, as duas grandes marcas do mundo posterior a sua ressurreição: a liberdade, conferida pelo amor ao próximo e a Deus sobre todas as coisas; e a igualdade, pois todos somos redimidos por Cristo na Cruz, sob a graça do amor á Deus, condição única e irrestrita para a salvação.

Não por menos, quando a Ordem Revelada é absorvida pela Instituição da Igreja e o espalhamento e comunhão das religiões, a razão cede lugar à prisão da tradição político-religiosa. Precisamente, na modernidade, inaugurada com o rolamento da cabeça dos Reis, a liberdade e a igualdade retornam como promessas à humanidade, sob nova feição: como autoproclamação individual, desconectada de sua raiz espiritual e vendida como símbolo da conquista material. Aqui encontramos o ponto de contato. Da Cruz à Hegel, deste à Weber, de Weber à Habermas: a profecia de João no Livro de Apocalipse, hoje se encontra tão viva quanto os passeios do espírito da história. A adoração do próprio homem pelo próprio homem marcado pelo cifrão monetário conduz da Cruz ao estalido da trombeta pelo Arcanjo, a liberdade e a igualdade oferecida por Cristo, modificada pelo Narcisismo dos homens, entregam um destino múltiplo e desconhecido, embora com data marcada nos mil anos, transcorridos em um dia para Deus. A Gaiola Weberiana não se encontra, portanto, estreitada até esmagar os ossos da razão e da liberdade, mas se expande até não encontrar horizonte visível, pois, disse o profeta entregando a mensagem de Deus aos homens: Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo (Apocalipse, 3:20).

Adianto que esse texto é uma especulação nascida do ato da dúvida. Longe de mim, empurrar crenças aos corações dos leitores. Mas, neste novo ano, deixo como mensagem o que de Cristo recebi: o amor.

Um comentário:

  1. Eu fico pasmo porque o 1° ministro Boris Jonson por ter ele participado de uma festa na Inglaterra a populacao a cassacao do mandato dele,mas aqui no Brasil Bolsonaro quase todos os dias bolsonaro se reune fazendo aglomeracao no cercadinho dele, faz motociata,vai pra praia e nao a nao acontece nada com o presidente, cade os orgaos competente é brincadeira. Se nao bastasse o ministro das comunicacoes se encontrou com o fugitivo da justica brasileira, pelo que eu estudei isso no minimo se caracteriza como "PREVARICACAO". Por favor esta aqui uma alerta para as autoridades competente deste pais. Obrigado.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.