quarta-feira, 11 de março de 2015

No Brasil, as melhores pessoas sempre tiveram de suportar a imbecilidade de muitos... O exemplo ocorrido com Dom Hélder Câmara é tipico





 Dom Hélder Câmara (1909-1999) foi uma das mais lúcidas e avançadas mentes e militantes da Teologia da Libertação, reconhecido como tal no mundo inteiro. Foi um dos fundadores da CNBB e voz marcante na resistência contra a Ditadura Militar (1964-1985) e as torturas e perseguições por esta empregada. Teve o nome indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz e iria ganhá-lo não fosse a sabotagem do governo militar do ditador Emílio Garrastazu Médici com o apoio dos Estados Unidos (O Nobel para Dom Hélder era dado como certo pelos integrantes do Comitê do Nobel e foi reconhecido mesmo por jornais conservadores, como The Guardian). Médici foi enfático ao exigir dos embaixadores brasileiros na Suécia a se oporem insistentemente a dar tal prêmio a um "bispo Comunista", o mesmo tendo sido feito por Richard Nixon com os diplomatas dos EUA, aconselhado por H. Kissinger.  Não era do interesse da ditadura e dos EUA que um Prêmio Nobel fosse dado a um opositor do regime militar implantado com a ajuda dos americanos e que era notoriamente cruel.

Esta é a mentalidade de muita gente, gente bem nascida e pouco culta, que prefere bater panelas de prata para conservar a mesma estrutura social no Brasil desde os tempos de colônia (hoje, colônia dos EUA).

Carlos Antonio Fragoso Guimarães


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.