quarta-feira, 18 de março de 2015

O que é que dá poder à grande mídia? A audiência sustenta a mídia que controla a audiência



  Extraordinário resumo do processo do círculo vicioso da grande mídia, feito pelo jornalista T.T. Catalão:

"A audiência-corrente transferiu a decisão de existir por si mesmo. Ela só existe por tabela, uma vida de segunda mão. Ela só “vive” se “acontece” na cadeia dramatizada por algo fora de si. O rebanho dócil não é físsil, é fóssil!
“A gente precisa voltar a ser a gente”, escutei de um caboclo de lança do maracatu de Chã de Camará – Aliança (PE). Ele estava entusiasmado com o seu Ponto de Cultura e a chance de recuperar a sua vida. Queria mostrar a sua cara do jeito que ele canta, dança, festeja, come, veste, fala, reza, ama, trabalha e até se revolta...
"Quebrar esse desejo de “voltar ser a gente, mesmo” é a tática que lubrifica a corrente para que o giro não se interrompa. Uma vez desperto a submissão morre e o encanto da sedução dominadora para...
"E se a audiência quebra, o tal público-alvo deixou de estar na mira e a sociedade não é mais um mero “segmento de mercado”... Quebrou-se o encanto imobilizador, rompeu-se a grade da programação... e aí sai da frente (ou de cima) porque quando a base se mexe o salão se move."
 Veja o texto completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.