sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Personagem Nicole, da novela Amor à Vida, passa a exercer o papel de um espírito e faz o público pensar sobre as questões da vida após a morte



  A personagem Nicole, interpretado por Marina Ruy Barbosa, após seu dramático falecimento, precipitado pela decepção de constatar no altar que foi vítima de uma armação do noivo e sua amante - e que já que estava com os dias contados, morrendo de câncer, na trama -, passará a exercer um outro papel com grande potencial de polêmica, para a maioria, e de reflexão, para a minoria mais esclarecida dos acompanhantes do enredo global: seu espírito, ao se desligar do corpo e, apesar de ser recebido por amigos espirituais, decide permanecer na terra, primeiramente para voltar a ver seu amor e, logo depois, por ainda se sentir ferida em demasia pela traição de que foi vítima. 

  Esta deve ser, espera-se, a nova e diferente abordagem dada a seu personagem por Walcyr Carrasco. Assim, consultando rapidamente a internet, no capítulo de hoje, dia 09 de agosto, o personagem passará a ser uma espécie de "fantasma" - na concepção vulgar -, voltando primeiro para se aproximar do seu amor e, talvez, após constatar a realidade da traição, a tentar perturbar as pessoas que se aproveitaram de sua ingenuidade ou, ao contrário, por ser uma pessoa boa, ainda que sentindo a dor do que fizeram com ela, esteja perto de seu quase marido, que parecia ter realmente começado a gostar dela, fazendo-o refletir sobre o que fez e, de certa forma, dando-lhe forças no remorso inevitável.

  Deixando de lado o enredo um tanto banal, que, com os esperados exageros globais, certamente  deverá alavancar a audiência da novela e causar muitas polêmicas entre materialistas e evangélicos, a apresentação da história póstuma de Nicole parece ter sido, além de inspirada em filmes como Ghost, Amor Além da Vida e Um Olhar do Paraíso,  em parte,  também, baseada nas pesquisas recentes sobre EQMs (experiências de quase morte). Este fenômeno conta com pesquisas no mundo inteiro dos quais os nomes mais conhecidos de pesquisadores incluem o do cardiologista e pesquisador britânico do Hospital Geral de Southampton Sam Parnia,  D. Scott Rogo, pesquisador psíquico norte-americano, Peter Fewnick, neurologista britânico, Kenneth Ring professor de psicologia da Universidade de Connecticut, EUA, van Lommel, cardiologista, professor e pesquisador holandês, Michael Sabom, cardiologista e pesquisador do Hospital Saint Joseph de Atlanta e vários outros, são os mais destacados. 

  A questão das aparições póstumas e fenômenos de feitos físicos diversos foram objeto dos estudos psíquicos, desde a metapsíquica de Charles Richet e Ernesto Bozzano, até as atuais pesquisas em Parapsicologia com os estudos de Charles Tart e Dean Radin. 

  De fato, referências ao fenômeno da EQM (NDE, em Inglês, ou seja, Near Death Experiences, e EMI em francês, ou seja, Expérience de Mort Imminente) será sugerida, na novela, pela experiência de Nicole de encontrar-se atravessando ou vendo o famoso "Túnel" narrado por parte das pessoas que passam por uma EQM, onde, por fim, é recebida por amigos espirituais. Neste momento, o espírito da bela moça assim conversa com o espírito que a recebe dirá algo assim:
"Eu sei que me esperam com carinho. Sei que devo buscar a luz e que sentirei uma imensa paz, mas eu preciso voltar"
  Quase sempre experiências deste tipo são relatadas no mundo inteiro por pessoas que puderam ser salvas da morte clínica, e que tiveram a lembrança mantida deste fenômeno, primeiramente divulgadas mais amplamente pelos publicados estudos do Dr. Raymond Moody Jr.

  A questão das obsessões espirituais, que é o que acabará por ocorrer na trama, também é citada pela decisão, bastante humana e mesmo esperada, da personagem de permanecer no mundo físico, tentando compreender e, ao mesmo tempo, diante de sua dor, se vingar, de alguma forma, dos amantes que tanto a magoaram. Esta dor será parte do motivo das aparições de Nicole a Thales (interpretado por Ricardo Tozzi) e, depois, talvez, à calculista Leila (papel de Fernanda Machado). O aspecto da chamada obsessão espiritual, que no caso da trama, toma os contornos de uma quase assombração, faz referências às pesquisas de Allan Kardec, Bozzano,  Karlis Osis, Harry Price e outros, e é expressa na novela quando Thales, que provavelmente demonstrará grande remorso pelo o que houve, sendo menos frio e insensível que Leila, passar a escutar barulhos, sussurros e choros na casa de Nicole, que ele passa, pressionado por Leila, a habitar, inclusive dormindo com a amante no quarto que antes pertenceu a sua "esposa", Nicole.

  Esperemos que as pessoas que se sentirem realmente interessadas a refletir sobre os estudos quanto à vida depois da morte vejam sites e livros sobre EQM, Metapsíquica e Espiritismo. Aqui mesmo, neste blog, temos um texto seguido de documentários sobre este assunto (clique aqui para ler) ainda que certamente os interessados sobre esta temática constitua uma minoria, posto que críticas e reações gratuitas e tendenciosas a esta aspecto espiritualista levantado na novela de Walcyr Carrasco, feitas por evangélicos e pessoas que nuca sequer se debruçaram sobre a temática, demonstrando total desconhecimento pela pesquisas de acadêmicos sobre pesquisas psíquicas e EQMs, já começaram a pipocar pela internet, indo do sarcasmo típico dos ignorantes aos ataques mais estúpidos ao autor da novela.


Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.