quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lançado no Brasil, completo, o Tratado de Metapsíquica, de Charles Richet





Charles Robert Richet (1850-1935), foi um cientista, pesquisador e filósofo francês, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1913 por sua descoberta da mecânica das reações alérgicas (choque anafilático). Também foi um dos descobridores da soroterapia e do mecanismo da homeostase térmica dos mamíferos. Mas também foi um dos mais sérios pesquisadores dos chamados fenômenos psíquicos (hoje chamados, apesar do desgaste do termo por uma mídia superficial, de paranormais).

Sobre esta área, Richet dedicou mais de cinquenta anos de estudos exaustivos.  Usou o quanto pode o mais rígido método de controle científico e, apesar de sua tendência a um pensamento mecanicista, foi suficientemente sincero para defender a realidade dos fenômenos de telepatia, psicocinesia (atuação à distância da mente sobre a matéria) e da ectoplasmia (termo cunhado por ele para denominar a substância que certos médiuns exsudavam apara dar formas a fantasmas).

Um levantamento de suas pesquisas e comprovações veio à lume nos anos 1920 com a publicação de seu Traité de Metapsychique (Tratado de Metapsíquica). Sua proficiência e seriedade na ciência e nas pesquisas psíquicas pode ser avaliada não só pelo Prêmio Nobel conquistado, mas por anos no ensino de Fisiologia e da Medicina na Sorbonne, em Paris, e por ter sido presidente do Instituto Metapsíquico Internacional, em Paris, e da Society for Psychical Research, de Londres.

  Agora, o Tratado de Metapsíquica é lançado integralmente no Brasil, em dois volumes, pela Editora do Conhecimento. Anteriormente, a editora Lake havia publicado apenas dois terços do texto da obra de Richet, recentemente fazendo o mesmo em uma nova edição. O público estudioso brasileiro, agora, pode ter em mãos integralmente este clássico indispensável ao estudo das faculdades da alma humana. Obra de um conteúdo extraordinário, cobre e discute os testes e experimentos da época áurea das pesquisas psíquicas.
  Este livro, um clássico, deve ser lido junto com As Forças Naturais Desconhecidas (Ed. do Conhecimento) A Morte e Seu Mistério, de Camille Flammarion (3 volumes, editora da Feb), bem como com Pesquisas sobre a Mediunidade, de Gabriel Delanne (Editora do Conhecimento),  não ficando em nada a dever aos estudos atuais de um Charles T. Tart, cujo livro O Fim do Materialismo (editora Cultrix) também se faz um complemento, recente, ao estudo da questão das faculdades psíquicas e da sobrevivência, ou das análises epistêmicas de um Dean Radin no livro Mentes Interligadas (Editora Aleph), sobre a resistência dos cientistas tradicionais à realidade dos fenômenos Psi.

Está, portanto, de parabéns a Editora do Conhecimento por trazer ao Brasil esta obra tão esperada e tão importante, de um dos gênios da ciência.

Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.