quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A estarrecedora sinceridade de um sacerdote do deus Mercado



Carlos Antonio Fragoso Guimarães

A entrevista dada por um operador de mercados financeiros, Alessio Rastani, na BBC, em Londres, nesta última segunda-feita, repercutiu no mundo inteiro. Ele, talvez num frêmito fugaz de empolgação, dor de consciência e arrogância, teve o raro bom senso de ser sincero - coisa rara nos meios especultivos financeiros, onde a informação correta é instrumento de manipulação para imensos ganhos.

O que ele disse?  Em poucas palavras, o que pensam os grandes mega-especuladores e bancos operadores: que  que sonha com uma recessão mundial para ganhar muito mais dinheiro.

"Sonho com esse momento (de declínio econômico) há três anos. Vou confessar: sonho diariamente com uma nova recessão. Se você tem o plano certo, pode fazer muito dinheiro com isso", declarou Alessio Rastani, que trabalha junto ao banco Glodman Sachs
Ao ser indagado sobre o que faria o mercado confiar nos planos costurados para salvar economias em perigo, como a da Grécia, Espanha, Itália e Portugal, Rastani disse que, como operador financeiro do Goldman Sachs, não se importa nem um pouco no sucesso destes planos:
“Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso”.
“Os governos não controlam o mundo. O (banco) Goldman Sachs controla o mundo. O Goldman Sachs não liga para esse resgate, nem os grandes fundos.”
“Estou confiante que esse plano (de recuperação da Grécia) não vai funcionar, independentemente de quanto dinheiro (os governos) puserem. O euro vai desabar”
“Em menos de 12 meses, ativos ( dinheiro, economias) de milhões de pessoas vão desaparecer”.

Ainda que a entrevista aponte as afirmações de um só indíviduo, ela reflete e mostra que o funcionamento dos mercados financeiros, tão glorificado pelas empresas midiáticas,  Globo e a Band entre elas, não agem pensando o crescimento econômico nem tampouco o bem-estar social.

Segundo Rastani, "qualquer um pode fazer dinheiro" com a crise, agindo no mercado de hedge e investindo em títulos de Tesouro. Isso se torna relativamente fácil, pois "Os mercados estão sendo governados pelo medo."

A entrevistadora da BBC, Martini Croxall, espantada, agradeceu a sinceridade do entrevistado e ainda fez uma última pergunta cuja resposta bem mostra a frieza nazista do mercado:

 - "Agradecemos sua sinceridade, mas (a atitude dos mercados) não nos ajuda muito, não?"

 A resposta de Rastani foi:

- "Essa crise é como um câncer. Se esperarmos, vai ser tarde demais. O que digo para as pessoas é: preparem-se. Não pensem que o governo vai consertar. Quero ajudar as pessoas, elas precisam aprender a fazer dinheiro com isso. Primeiro, protegendo seus ativos. Em menos de 12 meses, ativos de milhões de pessoas vão desaparecer".

Mirian Leitão, William Waack e Joelmir Beting não comentarão estas afirmações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.