segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quando tudo se torna coisa, mercadoria, ridículo


"Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo;
quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez;
quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente;
 quando tempo significar apenas rapidez online;
 quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos;
 quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo;
 quando as cifras em milhões significarem triunfo, - então, justamente então -- reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora?

A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como... Decadência.
Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo...

 O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a preferência pelo não pensar, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas."



Martin Heidegger

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