domingo, 2 de outubro de 2011

Um Método Muito Perigoso entre Freud, Carl Jung e Sabina Spielrein





cartaz italiano do filme A Dangerous Method, de David Cronenberg, com Keira Knightley, Viggo Mortesen e Michael Fassbender


Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Carl Gustav Jung (1875-1961) era um talentoso, jovem e promissor psiquiatra residente no hospital Burghözli, em Zurique, quando, em 1904, iniciou o tratamento de uma jovem e inteligente judia russa de classe média-alta, de 19 anos, chamada Sabina Spielrein (1885-1942), que apresentava então severos sinais de neurose de conversão (chamada então de histeria). Jung foi muito bem sucedido no tratamento de Sabina que, recuperada e devido à sua inteligência e beleza, atraiu as atenções do jovem médico mais do que seria esperado, após sua alta do hospital. Sabina foi uma das primeiras pacientes em que Jung  passou a aplicar o método de tratamento baseado numa concepção da mente como sendo formada por duas instâncias: consciente e inconsciente (sendo este último, com seu conjunto de desejos e pulsões justamente inconscientes, o principal motor do comportamento), desenvolvido por um autor então controverso e maldito nos meios acadêmicos: Sigmund Freud (1856-1939).

Freud, por sua vez, via na competência e inteligência de Jung um vetor para a divulgação da psicanálise pelo mundo, passando, inicialmente, a considerá-lo como seu herdeiro intelectual, que estaria acima intelectualmente dos primeiros psicanalistas de seu círculo íntimo, em Viena. Ao saber do caso de Sabina, passa a acompanhá-lo, inicialmente de longe, mas se deixando envolver pelo carisma da moça logo que a conhece.

Sabina Spielrein, recuperada e afetivamente fortemente ligada a Jung, fez o curso de Medicina com excelente desempenho e resolve se dedicar à psicologia e psiquiatria. Jung foi seu orientador de tese de doutoramento sobre esquizofrenia, obtida em 1911. No mesmo ano, Sabina é aceita no círculo psicanalítico íntimo de Freud, onde exerce profunda influência nas idéias do pensador (sendo a principal, segundo alguns autores, os elementos do conceito de pulsão de agressividade, de morte, ou tânatos). Também exerceu forte impacto em Jung e idéias como o arquétipo da Ânima podem, talvez, estarem ligadas à sua influência sobre o psiquiatra suíço, embora após o rompimento com Freud, em fins de 1912, Sabina já fosse uma lembrança e outras pessoas estivessem mais presentes na vida de Jung (como Emma Jung e Tony Wolf, por exemplo).

Sabina também foi uma das causas e testemunha  do processo de rompimento entre os dois mestres, mas não a única. Na verdade, desde  1911 Freud utilizava-se de Sabina para "espionar" Jung. Mas toda esta história e a redescoberta desta mulher extraordinária só vieram à tona após o achado, nos anos 1970, de cartas e um diário de Spielrein, juntamente com algumas de Freud e Jung, que a citam. Esta descoberta e história é a base do excelente livro "Um Método Muito Perigoso", de John Kerr (publicado no Brasil pela editora Imago, 1997), que serviu de base para o roteiro da peça "The Talking Cure" de Christpoher Hampton e de fundamento para o filme "A Dangerous Method" do competente cineasta David Cronenberg (de Senhores do Crime), e que foi muito aplaudido no Festival de Veneza de 2011. O Filme será lançado no Brasil provavelmente entre janeiro e fevereiro de 2012.

  Antes do livro de Kerr, o material descoberto sobre Sabina serviu de base para o livro de Aldo Carotenuto, chamado "Diário de uma Secreta Simetria", publicado no Brasil pela editora Paz e Terra.

Sabina Spielrein, a antiga histérica, se tornou a primeira psicanalista mundial (antes de Melanie Klein e Anna Freud) a se interessar e cuidar de crianças a partir das teorias de Freud e Jung. Ela criou, na Rússia, a Escola Branca para o desenvolvimento de crianças. Sabina foi assassinada, junto com suas filhas, pelos nazistas na Rússia, em 1942.

Anteriormente a história do relacionamento de Sabina, Freud e Jung já fora levada às telas por Roberto Faenza em seu filme belo filme de 2002, "A Jornada da Alma" (disponível em DVD), contudo a película se centrava mais no romance entre Jung (interpretado perfeitamente por Ian Glen) e Sabina (muito bem interpretada por Emily Fox) sendo Freud apenas citado, como meramente citada também é a sua influência no movimento psicanalítico nascente. Um ótimo documentário, feito pela diretora suíça Elizabeth Marton, chamado "Meu Nome era Sabina Spielrein" foi lançado também em 2002. Esperemos, agora, para ver o que nos dirá e trará "Um Método Perigoso", de David Cronenberg, que traz Keira Knightley no papel de Sabina Spielrein, Michael Fassbender no de Carl Gustav Jung e Viggo Mortesen no de Sigmund Freud.

O filme de Cronenberg parece focar naquilo que ele mais destaca em suas obras: a ação do inconsciente, chocando até mesmo seus protagonistas. Ele parte do pressuposto fundamental da psicanálise de que o inconsciente tem esse nome por exatamente isso, inconsciente, que é uma região de desejos, idéias, emoções e capacidades que temos e desconhecemos e que se faz notar na relação entre duas ou mais pessoas. E assim nos surpreendemos como, malgrado a imagem ideal que possamos ter, podemos ser mesquinhos, violentos e irracionais, ou, como destaca Jung, como algumas vezes podemos ser maiores e mais notáveis do que esperávamos. No filme vemos que, aos poucos, a relação de respeito mútuo entre Freud e Jung vai sendo minada por pulsões nada nobres: Freud vai se enchendo de inveja da jovialidade, independência e inteligência de Jung e este recente-se do cada vez maior papel artificial de autoridade de Freud, que se recusa a contar um sonho a Jung por temer perder sua ascendência de líder sobre o jovem suíço, e pelo exclusivismo caprichoso de impor suas idéias como intocáveis e inquestionáveis, a não ser por ele mesmo. Ambos se relacionam em um contexto de luta com um universo intelectual que, ao mesmo tempo que os vêem com desconfiança, passa aos poucos a admirá-los por suas idéias.

Segue abaixo o trailler legendado do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.