quinta-feira, 28 de abril de 2011

A verdade que os militares do Brasil não gostam....



Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Diferentemente da Argentina, que fez filmes e peças maravilhosas revelando a crueldade da ditadura militar ocorrida lá no lado portenho - o que no final logou por na cadeia criminosos tais quais o General Videla -, ou no Chile cujos autores, como Isabell Allende, fez dos seus romances armas de esclarecimento mundial e que ganharam as telas (A Casa dos Espíritos, De Amor e de Sombras), no Brasil falar sobre os crimes de militares e de canalhas sádicos atuantes no DOPS e no DOI-CODI causa "chiliques" em culpados e é ainda tabu, apesar da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA já ter dito duas vezes que a tal "Lei" da Anistia, que protege esses criminosos, não tem validade contra crimes contra a humanidade (torturas e assassinados oficiosos em um estado de excessão) e o Brasil deve sim abrir os arquivos da Ditadura.

Foi só uma novela aparecer com o tema ("Amor e Revolução", do SBT) para que algumas de suas excelências da caserna se sentissem agredidos. Ora, agredidos foram os estudantes, os intelectuais, a democracia e a inteligência nacional com o golpe,cujas más-consequencias e rios de sangue ainda repercutem em nosso país. Quem não sente vergonha ao tratamento dados pelos ditadores a um Paulo Freire, a um Darcy Ribeiro, a um Hélio Fernandes, a um Geraldo Vandré ou a um Dom Hélder Câmara? Por que, ao contrário da Argentina, do Chile, do Uruguai, do Paraguai, o Brasil não pode enfrentar a verdade dessa "pagina infeliz de nossa História"?

Os porões da ditatura, com seus "paus-de-arara" e suas "cadeiras do dragão" já eram conhecidos e comentados na Europa, como prova o excelente filme (francês) de Costa-Gavras, "Estado de Sítio", de 1973, que fala muito sobre as torturas correntes no Brasil, mostrando mesmo militares assistindo a um "show" de tortura, sob instrução de agentes dos EUA, tendo por trás a bandeira do Brasil.

Na verdade, seria mesmo um resgate e um serviço às Forças Armadas mostrar e provar que não eram todos os militares que concordaram com o Golpe e seus métodos, tendo alguns deles mesmo sido "afastados" das três armas por serem oposicionistas tanto ao Golpe Militar quanto das tortura, senão diretamente praticadas, estimuladas pela linha-dura fardada de extrema direita, contra civis.

Sobre a celeuma causada em alguns pela novela Amor e Revolução, enfim, segue trecho de uma reflexão do escritor Walcyr Carrasco, autor de novelas da Globo, extraído de seu blog:

Que mania temos de esconder tudo embaixo do tapete!

A novela “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago (SBT), mal estreou e já causou apreensão entre os militares. O Judiciário não aceitou o questionamento da novela. Mas houve uma tentativa de tirar a novela do ar. Eu me pergunto: qual o problema? Já se sabe que houve tortura durante o governo militar. Temos uma presidente que foi, ela própria, vítima da tortura. Então, por que a oposição dos militares a uma novela que quer, simplesmente, retratar um momento da História?

Os governos militares e a guerrilha produziram obras de arte de alto nível em países próximos. O filme argentino “A História Oficial” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. A chilena Isabel Allende escreveu livros de reconhecimento internacional, como “A Casa dos Espíritos” e “De Amor e de Sombras”. E nós? Basta alguém tocar no tema e lá vem uma minicrise. Mas como projetar o futuro sem avaliar o passado?

Eu conheço jovens que não tem a menor idéia do que foi a Ditadura Militar. Pessoas sem consciência do que foi o país é que votam num palhaço para parlamentar, como se isso fosse engraçado. Não sabem valorizar a Democracia, que, com todos os seus problemas, ainda é a Democracia.

2 comentários:

  1. Pois é ja tinha lido sobre essas palavras de Walcir, e acho interessante e repugnante como o Brasil esconde tudo em baixo de um tapete velho, empoeirado e podre!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho alguns amigos militares, uns não gostam nem que chamem ditadura, querem que falem "governos militares"... realmente existe um tabu ainda, incrível.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.