terça-feira, 19 de abril de 2011

Os "Intocáveis" do Mercado ganham com o roubo... e os Trabalhadores pagam cada vez mais a conta



Texto de Brizola Neto

Na crise de 1929, eles se jogaram das janelas dos prédios.

Na crise dos anos 80, centenas de executivos foram parar na cadeia, pelos prejuízos causados.

Na crise de 2008, só comparavel ao “crack” da bolsa nova-iorquina no citado 1929, apenas uma meia-dúzia de dirigentes de empresas que quebraram responde a algum tipo de processo. A grande maioria deles, ao contrário, recebeu seus “bônus de desempenho”, enquanto as autoridades públicas, no máximo, lamentavam que os culpados fossem, ainda ,premiados.

Hoje, as articulistas Gretchen Morgenson e Louise Story publicram, na quinta-feira artigo no New York Times, reproduzido hoje pela Folha sobre esta nova casta de “intocáveis” .

“Trata-se de uma pergunta feita repetidamente em quase toda parte, nos Estados Unidos: por que, depois da confusão financeira que resultou em centenas de bilhões de dólares em prejuízos, nenhum dos participantes mais renomados do desastre foi alvo de processo?

E responder a essa pergunta nada tem de simples.

Determinar se os promotores públicos e as autoridades regulatórias foram agressivos o bastante em seus esforços de punir delitos será causa de debate por muito tempo. Todos alegam ter feito o melhor que podiam sob circunstâncias difíceis.

Mas passados diversos anos da crise financeira, causada em larga medida por empréstimos irresponsáveis e por operações de risco excessivo empreendidas pelas instituições financeiras, nenhum executivo importante foi alvo de acusações criminais ou detido, e não emergiu um esforço coletivo do governo para punir os culpados.”

Nem emergirá. A divindade do “mercado” tranforma seus operadores em sacerdotes – e regiamente pagos – que são saudados pelos governos e pela mídia como oráculos, de onde provêm a revelação e a verdade. E o sofrimento das dezenas de milhões de trabalhadores que, pelo mundo afora, foram lançados ao desemprego, ah, é uma fatalidade….

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.