sábado, 16 de abril de 2011

O conhecedor que se desconhece nada sabe de fato


"Nós, que somos homens do conhecimento, não conhecemos a nós próprios; somos de nós
mesmos desconhecidos, e isso não é sem ter um motivo.

"Nunca nós nos procuramos: como poderia,
então que nos encontrássemos algum dia? Com razão alguém (Cristo) disse: "onde está o teu
tesouro, aí estará também o teu coração"
. Nosso tesouro está onde se assentam as colméias
do nosso conhecimento.

"Estamos sempre no caminho para elas como se fôssemos animais alados desde o nascimento e recolhedores do mel do espírito. Nos preocupamos de coração propriamente de uma só coisa - de "levar para casa" alguma coisa. No que se refere, por demais, à vida, às denominadas "vivências" - quem de nós tem sequer suficiente seriedade para elas? Ou o suficiente tempo? (A vida não é "coisa" fácil de ser apropriada e muito menos de ser "racionalizada")

"Jamais temos prestado bem atenção 'ao assunto': ocorre precisamente que não temos ali nosso coração - e nem sequer nosso ouvido!

"Antes bem, assim como um homem divinamente distraído e absorto a quem o sino acaba de estrondear fortemente os ouvidos com suas dozes batidas de meio-dia, e de súbito acorda e se pergunta "o que é que, em realidade, soou?", assim também nós abrimos, às vezes, os ouvidos já depois de ocorridas as coisas e nos perguntamos, surpreendidos e perplexos de tudo, "o que é que, em realidade, vivemos?"

"E também nos perguntamos "quem somos nós realmente?" e nos pomos a contar, com atraso, como temos dito, as doze vibrantes campainhas de nossa vivência desapercebida, de nossa vida, de nosso ser - ah! e nos equivocamos na conta...

"Necessariamente permanecemos estranhos a nós mesmos, não nos entendemos, temos que nos confundir com outros, e, em nós servirá sempre a frase que disse "cada um é para si mesmo o mais distante"... (Ainda assim) continuamos a nos considerar "homens do conhecimento"."

Friedrich Nitzsche, in Genealogia da Moral (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.