segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bob Fernandes: Contra o monopóio midiático (Globo e afins) e Renan e Eduardo Cunha.... O Papa Francisco




    Segue o comentário do analista político Bob Fernandes (em vídeo e transcrição textual) sobre o posicionamento do Papa Francisco sobre as aberrações da direita pelo mundo e no Brasil, e a crítica do Papa Francisco ao capitalismo e ao monopólio da mídia por grupos de empresários com interesses em sua maior parte a favor de si e de sua elite patrocinadora.



Tem personagens, maiores ou menores, que de repente ganham significado para além de suas fronteiras em fatos que protagonizam.
Isso, claro, depende das escolhas de quem olha...
Na segunda-feira, 6, uma morte em São Luís expôs DNA dos 350 anos de escravidão e barbárie no Brasil.
Detido por populares ao tentar assaltar um bar, Cledenilson Pereira da Silva, 29 anos, negro, foi amarrado a um poste e espancado até morrer.
Como nos antigos Pelourinhos... Filmado por um PM, que se limitou a assistir a cena, esse foi o 30º linchamento no Maranhão em dois anos e meio.
Na quarta-feira, 8, em Bruxelas, Bélgica, outro personagem... Tsipras, 1º ministro da Grécia, recebido como pop star no parlamento europeu.
Beijos, abraços, aplausos de pé, e também vaias e críticas para Tsipras. À parte acertos ou erros da Grécia, Tsipras encarnava ali 7 anos de História desde a crise de 2008.
Crise que já torrou mais de US$ 15 trilhões para salvar o sistema financeiro...
Crise que significou desemprego para 61 milhões de humanos no atual contingente de 201 milhões sem trabalho, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Nessa mesma quarta, já em Brasília, Renan Calheiros tornou-se réu. Acusado de receber propina da construtora Mendes Júnior.
No dia seguinte, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, o Papa Francisco fez História.
Abaixo dos Andes, Francisco atacou a "ditadura sutil" do capitalismo e defendeu "mudança de estruturas no mundo". O Papa disse mais, ainda mais:
-A concentração monopolista dos meios de comunicação pretende impor pautas alienantes de consumo e certa uniformidade cultural.
Para o Papa, o monopólio da Mídia significa um novo "colonialismo ideológico".
A propósito desse embate, Monopólio Midiático versus Regulação Econômica da Indústria de Mídia, lembremos o mesmo Renan Calheiros logo após ser eleito presidente do Senado.
Em artigo na Folha de S.Paulo, Renan invocou suposta ameaça à "liberdade de expressão" e prometeu ser "trincheira sólida" contra "o inverno andino".
Também no dia seguinte à sua eleição, essa para a presidência da Câmara, Eduardo Cunha ofereceu a mesmíssima, e primeiríssima, aliança.
Disse que Regulação Econômica da Mídia, assim como a do aborto, só será feita "por cima" do seu "cadáver".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.