quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bob Fernandes: Petrolão, HSBC e Zelotes - barulho e manchete intensiva para uns, silêncio obsequioso para outros



Segue vídeo e texto com a análise de Bob Fernandes sobre os dois pesos e medidas de divulgação da justiça e mídia política para uns e silêncio estrondoso, para outros:





Na investigação do megaescândalo Petrobras há uma lógica nas ações do juiz Moro e procuradores: o garrote aperta de baixo para cima.
Pouco tempo de cadeia para quem delata. Essa é, tem sido a mensagem para donos das multinacionais Andrade Gutierrez, de atuação em 40 países, Odebrechet e OAS.
No rastro da Lava Jato, a OAS reduziu sua presença no mundo de 21 para 15 países. A Odebrechet, em 21 países, faturou R$ 107 bilhões em 2014.
César Mata Pires, genro de Antônio Carlos Magalhães, controla 90% da OAS. A fortuna de Mata Pires, que já bateu em R$ 7 bilhões, hoje está abaixo do bilhão.

Léo Pinheiro, sócio na construtora, está preso há 8 meses. Léo e Marcelo Odebrechet acompanharam delações, e o prêmio: pouquíssimo tempo de cadeia para quem delata.
Léo e Marcelo vivem dilema imposto pela lógica dos que comandam a Lava Jato: ou delatam, ou longa cadeia.
A reação a esse dilema é fazer uma conta, um balanço, numa outra lógica...
Por um lado, delatar parceiros nesse ramo significa fechar portas mundo afora, e mais fecha quanto mais suja for a porta.
Mas, por outro lado, se o escândalo minguar os negócios, ficar em silêncio já não terá sentido.
Empreiteiras corrompem Brasil afora. Sabido isso, surge a pergunta: ninguém delatou negociatas de empreiteiras com governadores e prefeitos, por exemplo?
Não há indícios ou provas de corrupção na relação entre empreiteiras, estados e prefeituras nos milhares de documentos apreendidos, ou recebidos da Suíça?
Legalmente, essa investigação, a Lava Jato, só pode ser feita sobre a Petrobras e as ramificações do caso.
Qualquer outro fato sobre corrupção em estados ou prefeituras, por exemplo, tem que ser remetido para Ministério Público local.
Procurador ou juiz que não fizer isso prevarica. Pergunta: sobre empreiteiras e corrupção de governadores, prefeitos, o que surgiu nos documentos ou delações? Nada?
Se quase tudo na Lava Jato vaza, por que Zero informação sobre o resto? No mundo real, o que move as "Instituições" é barulho, manchetes na Mídia.
Como provam a quase morta CPI das "Contas Secretas do HSBC", e a "Operação Zelotes" , bilionárias vítimas de silêncio tumular.

Um comentário:

  1. A grande mídia mostra e enfatiza o que beneficia seus interesses.
    Além de existir parcialidade e sujeira no meio dessas investigações.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.