segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A visão lúcida do Papa Francisco sobre a Religião e a Bíblia



   Algumas colocações muito lúcidas, considerada pelos reacionários e conservadores como "polêmicas", do Papa Francisco nos dão esperança de que a atual mediocridade em que cairam as religioes, muitas retornando ao fundamentalismo literal, pode ser superada por uma visão mais equilibrada da humanidade e de Deus....

  As colocações  de Francisco, a seguir, foram extraídas do site espanhol "Mundohistória":


”Por meio da humildade , da introspecção e contemplação orante temos adquirido uma nova compreensão de certos dogmas . A igreja já não acredita em um inferno literal , onde as pessoas sofrem . Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz , mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar . Como a história de Adão e Eva , nós vemos o inferno como um artifício literário . O inferno é só uma metáfora da alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas em última análise, estão unidos no amor com Deus"

    Em outra parte, afirma Francisco que:

”Todas as religiões são verdadeira , porque elas são sempre verdadeiras dentro dos corações de todos aqueles que nelas acreditam. Que outro tipo de verdade existe ali? No passado , a igreja foi muito dura com quem considerava imoral ou pecaminoso. Hoje eles já não são julgados dessa maneira . Como um pai amoroso, não condenemos a nossos filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para eceber heterossexuais e homossexuais , para os que são pró-vida e pró- escolha! Para os conservadores e liberais , até mesmo os comunistas, todos são bem-vindos e se juntaram a nós . Todos nós amamos e adoramos o mesmo Deus."


 O espírito renovador de Francisco, muito concorde com o do Concílio Vaticano II de João XIII, fica mais claro na seguinte afirmação sobre a Igreja que ele pretende fortalecer:

“Um religião moderna e razoável, que que vem tendo mudanãs evolutivas. É chegado a hora de abandonar  toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda. A verdade percebida não é absoluta ou gravada em pedra. Incluso os ates reconhecem o divino. A través de atos reais de amor e caridade o ateu reconhece a Deus como bom e redime sua alma, convertendo-o em um participante ativo na transformação e redenção da humanidade".
  Uma outra colocação progressista que vem deixando os reacionários e outra-conservadoras (católicos, protestantes e neoliberais) de cabelos em pé é a seguinte:

“Nossa percepção de Dios está cambiando e evoluindo, como somos, porque Deus vive em nós e em nossos corações. Quando difundimos o amor e a bondade no mundo, tocamos em nossa  própria divindade mase a reconhecemos. A Biblia é un formoso livro sagrado, a como todas as grandes e antigas obras, algumas passagens são antiquadas. Algumas até mesmo chamam para a intolerância o o julgamento. Há chegado o momento de ver eses versos como interpolações humanas posteriores e que são contra a mensagem de amor e de verdade, que irradia de outra maneira a través das Escrituras."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.