sábado, 22 de setembro de 2012

O fenômeno da Experiência de Quase Morte - EQM

   
 A ascenção das almas, detalhe de uma tela de Hyeronimus Bosch

     Existe um estranho e fascinante fenômeno encontrado em todos os povos e culturas e que possuem tantos traços em comum no relato das pessoas que por ele passaram que acabou por chamar, nos últimos 37 anos, uma quantidade crescente de médicos, psicólogos e pesquisadores: a chamada lembrança da Experiência de Quase Morte, ou EQM (em inglês, Near Death Experience, NDE, ou seja, experiência próxima da morte).

   Os relatos, que já vinham sendo recolhidos por médicos, enfermeiros e outros há muito tempo, se tornaram mais conhecidos a partir do livro do Dr. Raymond Moody Jr, Life after Life (1975), traduzido para o português, Vida Depois da Vida, publicado no Brasil pela editora Nórdica.

  Moody compilou um conjunto de relatos de pessoas que, após passarem por um tempo em que foram consideradas clinicamente mortas, ao voltarem através de técnicas de ressuscitamento, traziam lembranças e informações - várias das quais podiam ser confirmadas - do que ocorreram com seus corpos durante o processo de ressuscimtaneto e, mais além, de encontros com pessoas e sobre eventos diversos. Esta compilação mostrou haver um  certo padrão que poderia ser montado através da comparação dos relatos das lembranças de diferentes pessoas que passaram pela experiência e que tinam vários pontos em comum.  Assim, em uma experiência de EQM, é possível que a narração da pessoa, independente de cultura, religião, idade ou sexo, se aproxime dos seguintes pontos gerais:

1.º De início, a pessoa sente um mal-estar e exaustão devido a algum problema clínico grave (um ataque cardíaco, por exemplo), ou simplesmente se encontra em uma situação repentina, confusa, do qual não consegue apreender bem a situação (um acidente de carro, por exemplo, ou uma perda súibita de consciência). No primeiro caso, é possível que ele ouça a ação agitada de enfermeiros tentando reverter a situação e chamando os médicos para reanimá-lo, bem como o médico ou as pessoas ao redor declarerem de que  está morto. No segundo, a pessoa, após um breve lápso de consciência, simplesmente se vê em uma situação repentina, confusa, sem entender direito o que se está passando, mas também ouvindo o que se passa ao seu redor: as pessoas gritando e buscando ajudá-lo.

2.º Logo, a pessoa pode ouvir algum tipo de zumbido ou outro tipo de som qualquer e ao mesmo tempo sente que está se elevando ou sendo puxado para cima. Em casos de acidente ou mesmo em vários de colápso clínico, a pessoa simplesmente já se vê flutuando em algum canto do quarto, observando o espetáculo das tentativas de reanimação do seu corpo. É neste momento que algumas pessoas relatam ações e diálogos entre os médicos e enfermeiros que serão confirmados muitas vezes, posteriormente, após sua reanimação. A pessoa pode também ver que possui um corpo idêntico ao que está na cama do hospital ou noutro local e pode estranhar que esteja se sentindo tão bem, ao mesmo tempo que o corpo físico está sendo tão manipulado, às vezes violentamente, pelos médicos lá embaixo.

3.º Você agora começa a ver outras pessoas que se aproximam de você. Dentre elas, algum parente já falecido ou outros desconhecidos. Elas parecem estar lá para apoia-lo neste momento. É comum que as pessoas nesta situação se sintam bem e calmas. Neste momento ela pode se sentir atraída pelo famoso túnel onde uma luz muito brilhante se faz perceptível em seu final.

4.º A pessoa começa a se deslocar rapidamente por este túnel. Alugmas passam por uma espécie de rememoração holográfica de tudo o que viveu, pensou e sentiu durante toda a sua vida.

5.º A pessoa se apercebe, em retrospecto, de que sua vida tinha um sentido, que seus atos repercutiam na vida de outras pessoas e que sua experiência na Terra foi bem ou mal aproveitada, mas sente que outras pessoas que a acompanham não a julgam, apenas a aceitam com amor. Também se apercebe que ainda tem um corpo e que a morte não é nada daquilo que ela imaginara. Ao chegar perto do ponto luminoso, ou fim do túnel, ela pode ser recebida por um ente de grande beleza e bondade, um ser espiritual que a pessoa pode, a depender de sua cultura, interpretar como sendo um anjo, Jesus, Buda, Deus ou qualquer ente semelhante que se ligue a algum aspecto de elevação moral, independentemente de ter sido ou não religiosa. Este ser é sentido como tão compreensível e amoroso que a pessoa simplesmente se emociona e se entrega completamente à sensação de paz que está sentindo, ainda que permaneça um tanto constrangida pela avaliação que faz com a vida que viveu.

6.º Neste momento, é dito à pessoa que está passando por esta experiência que se ela for mais adiante não poderá voltar. Por vezes está ideia é representada por um portão, uma porta ou um limiar qualquer. Muitas vezes é dada à pessoa escolher entre ir adiante ou voltar. Lembrando dos filhos ou dos parentes e amigos, ou de que, diante da experiência, ela poderia mudar e fazer algo de bom, a pessoa ou decide voltar ou simplesmente é "mandada" de volta, muitas vezes contrariando a sua vontade, que é a de permanecer neste plano espiritual.

7.º A pessoa volta novamente ao ponto de partida e continua a ver as pessoas se esforçando por reanimá-la quando, repentinamente, parece ser sugada de volta ao corpo. Neste momento, sente a dor do corpo e de todo o procedimento e se frustra diante da paz e alegria que estava sentido momentos antes, na experiência de EQM.

8.º Mas tarde, ela tenta contar o que viveu. Começa a perceber que o que vivenciou é muito dificil, senão impossível, de ser expressado coerentemente através de palavras. A depender do contexto onde vive, ela sequer tenta descrever o que viveu, com medo de ser considerada louca ou de ter tido um delírio.

9.º A pessoa, qualquer que tenha sido suas idéias sobre a vida e a morte anteriormente, sente-se completamente mudada pela experiência vivida, muitas vezes apresentando uma segurança e sensação de propósito e afirmando que seu medo da morte diminuiu muito, quase desaparecendo completamente.

O pesquisador e psicólogo experimental Charles T. Tart afirma que
"O fato de Moody ter conseguido criar um resumo do que geralmente se passa nas EQMs chama a nossa atenção para uma das coisas mais importantes acerca dessas experiências: a enorme semelhança das EQMs em uma vasta gama de pessoas e culturas. Se as EQMs não passassem de experiências alucinatórias induzidas pelo mau funcionamento do cérebro no momento em que alguém morre, como querem crer os materialistas, o normal seria que houvessem grandes variações nas alucinações de pessoa para pessoa, e as características da experiência seriam em grande parte determinadas pelas culturas e crenças daqueles que a tivessem. Em vés disso, o que aponta para a existência de alguma coisa 'real' nas EQMs,que não seria, assim, mera alucinação. Na verdade, alguns de seus aspectos geralmente contradizem os sistemas de crenças (anteriores) das pessoas que as vivenciam. Os (ex-)ateus, por exemplo, ficam desconcertados por se verem diante de um ser de luz de aspecto divino, ainda que as descrições desse ser sejam muito semelhantes àquelas dadas por pessoas que têm outras crenças" (TART, Charles. O Fim do Materialismo, Ed. Cultrix, 2012, pp. 257-258).

Atualmente, entre os pesquisadores de renome a estudarem estas experiências incluem-se os nomes dos clínicos e pesquisadores Dra. Elizabeth Kübler-Ross, Dr. Sam Parnia e do Dr. Peter Fenwick, entre outros (Keneth Ring, D. Scott Rogo, etc.). O livro de D. Sott Rogo, "Volta à Vida" (publicado no Brasil pela Ibrasa), faz um estudo abrangente de todas as implicações e possibilidades do fenômeno EQM.

Um documentário que pode aprofundar o estudo deste tema foi feito pelo Discovery Channel e pode ser visto aqui:

 Um excelente documentário em longa metragem, disponível em DVD sobre o tema, chama-se "Vida Depois da Morte", baseado nos estudos de Moddy, Elizabeth Kubler-Ross e outros (foto ao lado).

 Hoje, com o desenvolvimento das técnicas de ressuscitação, o número de pessoas quevivenciaram uma EQMs eleva-se à cifra de milhões de pessoas, em todo o mundo.

Carlos Antonio Fragoso Guimarães 

5 comentários:

  1. Gostei dos videos, é uma coisa a se pensar com bastante carinho, até nos dá mais coragem pra enfrentar as duvidas desta vida, nos traz um alento.

    ResponderExcluir
  2. Tenho dezenas de livros que falam sobre esse tema. Amo esse assunto!

    ResponderExcluir
  3. Quero indicar um livro excelente que fala sobre esse assunto detalhadamente como experiência pessoal da autora.Livro completo.

    ENVOLVIDO PELA LUZ - BETTY J. EADIE

    ResponderExcluir
  4. Term um outro livro muito interessante de um homem que vivenciou muito essas experiências - Visões de Glória de John Pontius - ele é um membro da Igreja SUD conhecido como mórmons.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.