sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Frei Betto, a lógica insana do capitalismo e a busca do renascer da Solidariedade


 Como resultado da incompetência de um sistema que prioriza a acumulação privada da riqueza em detrimento dos direitos humanos, sociais e ambientais, o capitalismo conhece, agora, nova crise. Diante dela, a reação do lado dos donos do poder é o surrado samba de uma nota só: austeridade, cortes, aumento de impostos e desemprego, flexibilização das leis trabalhistas, congelamento de salários.
 Salvam-se os bancos e dane-se a população. Mais miséria à vista; jovens sem perspectiva de futuro, condenados à droga e ao crime; fluxos migratórios desordenados. 
 Já do lado da esperança, em homens, mulheres, estudantes e idosos, após três décadas de globocolonização neoliberal, as manifestações e reações pelo mundo sinalizam valores positivos como a crítica a este sistema, a empatia pelo sofrimento alheio, a solidariedade, a defesa da igualdade, a busca de justiça, o reconhecimento da diversidade e a preservação ambiental. Sem esse universo ético coletivo não há esperança de se construir um novo futuro de igualdade, paz e fraternidade. 
 Frei Betto, techo do artigo "Forum Social Mundial 2012"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.