sábado, 6 de março de 2010

Um Seriado sobre Reencarnação





Carlos Antonio Fragoso Guimarães



Polêmico, o seriado "Past Life" (Vida Passada) é uma das mais novas apostas do canal FOX em termos de minissérie.

A série é baseada na coleção de livros intitulada The Reincarnationist, de M. J. Rose - estes mesmos baseados, indiretamente, nas pesquisas reais dos psiquiatras e psicólogos Morris Netherton, Ian Stevenson e Jim Tucker.

A série conta a história de psicólogos e pesquisadores que descobrem em certos casos de pessoas com problemas emocionais indícios de que suas dificuldades atuais - na série, quase sempre envolvendo flashs de cenas de mortes violentas - têm uma origem mais remota que a de suas vivências biográficas contemporâneas, ou seja, em uma vida passada. Diante do encontro paradoxal do intenso mecanicismo materialista e do retorno do fundamentalismo religioso, notadamente o evangélico, seriados baseados em pesquisas de vanguarda como Past Life são pequenas luzes e brisas que fazem pensar e arejam nossas mentes cheias de tantas informações e conceitos inúteis...

A questão sobre a possibilidade da reencarnação segue a filosofia, especialmente entre os gregos, e é parte constituinte de respeitáveis tradições espirituais, como hinduismo, budismo, e, no ocidente, espiritismo e outras correntes. No século XX, certos teóricos e psicólogos levaram a hipótese em atenção, incluindo de Rochas, Stanislav Grof, Hans Ten Dam, Ian Stevenson, Barnerjee - no Brasil, Hernani Guimarães Andrade se tornou reconhecido pelo levantamente de crianças com lembranças espontâneas de vidas anteriores, com parte destes casos compilados no livro Reencarnação no Brasil -, entre muitos outros nomes.

A série segue a linha de sucessos baseados em temas espiritualistas, como The Dead Zone, Medium, Ghost Whisperer, Fringe e, em certa medida, Lost. O seu lado negativo - que, de qualquer modo, advém da êfase dada na coleção de livros The Reincarnationist em que se baseia a série Past Life - está em propor a discussão do tema em cima de histórias desenhadas dentro da linha policialesca, ao estilo de Cold Case e The Mentalist. Ora, em termos de estimulação ao pensar nesta linha, as séries Medium, Ghost Whisperer (esta mais especialmente a partir da segunda temporada) e Fringe são bem mais originais.

Embora tecnicamente muito bem-feita e com uma excelente fotografia, os três episódios já transmitidos pela FOX parecem ser uma repetição de uma mesma história. Acresce-se a isso o fato de que a série tenta copiar, sem a mesma qualidade, os traços de Medium e Ghost Whisperer. E é esta semelhança em demasia com as fórmulas de seriados bem sucedidos e já conhecidos que será a maior ameaça à continuação de Past Life.

Quanto às implicações psicológicas e filosóficas da reencarnação, a série teria tudo para criar um espaço de reflexão (e esperemos que venha a fazer no decorrer dos próximos episódios, se houverem), assim como o faz muito bem o seriado Fringe no tocante às chamadas ciências limítrofes, incluindo a parapsicologia.

A primeira temporada da série contará com sete episódios a serem exibidos nos meses de fevereiro e março às Quintas-feiras, às 21 horas, durante o período de intervalo em que a série Fringe estiver em recesso.

Kelli Giddish, atriz com passagem na série Damages, será a protagonista, Kate McGinn, uma psicóloga que passou a levar seriamente a hipótese de reencarnacação após vivenciar ela mesma uma regressão aos 20 anos.

Também fazem parte do elenco o ator inglês Nicholas Bishop e Richard Schiff, vencedor do Emmy por The West Wing. O roteiro é de David Hudgins, de Friday Night Lights, e o estúdio que a produz é a Warner Bros.

Um trailler legendado sobre a série Past Life pode ser vista no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=8ZCr1CDBz3M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.