sexta-feira, 12 de abril de 2024

Como nasce uma fake news planejada e o modus operandi cirúrgico da extrema direita mundial para derrubar democracias e esclarecedor artigo de Laís Gouveia

 

A atuação do jornalista Michael Shellenberger, aliado de Elon Musk, no Brasil é uma aula sobre como a extrema direita tem atuado em todo planeta para derrubar democracias

(Foto: TV Senado)

Segue o texto de Laís Gouveia, publicado no 247:

Esse é o jornalista estadunidense Michael Shellenberger (imagem acima). O homem ganhou o noticiário após revelar uma verdadeira bomba: disse ter provas de que o ministro do STF Alexandre de Moraes ameaçou processar criminalmente um advogado brasileiro do X, como um "ditador ferindo a liberdade de expressão". 

O caso ganhou destaque em toda mídia e foi compartilhado milhares de vezes em grupos de WhatsApp, corroborando a narrativa do homem mau criado por Musk e seus parceiros folclóricos da extrema direita bolsonarista. 

Pois bem, caros leitores: Ontem, dada a grave denúncia, o "ativista" foi chamado ao Senado para prestar esclarecimentos sobre a suposta ameaça aos funcionários desta rede social. 

Sabendo do risco de cometer um crime ali, propagando mentiras em uma casa do povo, Michael Shellenberger tratou de desmentir a fake news contra Moraes, disse não possuir nenhuma prova de ameaças ou processos criminais. Simples assim.

No entanto, para além de espalhar mentiras ao ventos , o jornalista cometeu outro crime na sessão: disse que “achou incrível uma manifestação nazista em um bairro judeu” e afirmou que isso mostra o “compromisso com a liberdade de expressão”. 

A "peça” que o estadunidense pregou em Moraes parece ser parte de seu Modus Operandi. Em entrevista concedida ao portal 360, Michael Shellemberger, que é um jornalista, profissão baseada no compromisso com a verdade e apuração dos fatos -ou deveria ser-, defendeu o direito de mentir. “As pessoas precisam de [do] direito de mentir. Eu acho um pouco engraçado, a verdade, porque todo mundo mente”.

E assim, a extrema-direita reforça seus tentáculos: “espalho uma bomba (assim como o Musk insinuou nesta semana que Moraes derrubou o avião de Teori Zavascki), divulgo em mil grupos e depois digo que tudo não passou de uma pegadinha do malandro. Desta forma conspiracionista, destroem reputações, governos e criam o caos social.

 Algo urgente precisa ser feito.

2 comentários:

  1. Fazer alguma coisa, significa atuar contra os interesses da extrema-direita, que é regulamentar as mídias digitais.
    José Manoel Mendes Paiva

    ResponderExcluir
  2. A verdade é como a luz do dia.Tem que se sobrepor às trevas da noite, onde a mentira se esconde para enganar a muitos.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.