sexta-feira, 1 de julho de 2016

Investigações sobre o Após Vida no documentário The After Life Investigations, de Tim Colemam


Experimento Scole reduzido


Carlos Antonio Fragoso Guimarães

 Nos nossos dias conturbados, encharcado de valores materialistas (no sentido vulgar e econômico), consumismo, hedonismo e imediatismo, parece ser difícil que as pessoas (em sua maioria) tenha conhecimento de que entre a segunda metade do século XIX e até os dias de hoje, vários cientistas, filósofos e pesquisadores de renome tenham se dedicado à pesquisa e estudo dos chamados "fenômenos psíquicos", espiritualistas e mediúnicos. Citar os nomes seria enfadonho, mas podemos, à guisa de exemplo, recordar nomes como os dos astrônomos Luigi Schiaparelli, na Itália, Camille Flammarion, na França e, mais recentemente, Archie Roy, no Reino Unido, ou dos Prêmios Nobel Charles Richet e o casal de físicopquímicos (também laureados com o Nobel) Pierre e Marie Curie, na França, sem esquecer o do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, entre uma lista muitos outros.

 Não vamos nos ater nas pesquisas históricas, posto que neste mesmo blog já escrevi sobre isso. Vamos focar mais concretamente em pesquisas mais recentes, que envolveram pesquisadores de renome na Grã Bretanha, entre os anos 1993 a 1998 e que ficou conhecido como O Experimento Scole.

 Os eventos ocorridos em uma casa, na cidade de Scole, Inglaterra, envolviam várias manifestações mediúnicas, entre as quais semi-materializações e efeitos físicos diversos (deslocamento de objetos, aportes, transportes, voz direta, etc.). As pessoas que estavam envolvidas nos eventos queriam divulgá-los, mas temiam o sempre presente ceticismo dos que não vendo, nem se vissem achariam crível. Por isso, convidaram diferentes cientistas e professore universitários, de diferentes áreas do conhecimento, como o citado astrônomo Archie Roy, o biólogo Rupert Sheldrake, entre outros, quase todos membros da centenária Sociedade de Pesquisas Psíquicas, de Londres, e professores de Oxford, Cambrige e outras universidades de renome. Um relato dos eventos e das pesquisas podem ser lidos no livro O Experimento Scole, de Grant e Jane Solomon (Editora Madras) e um resumo dos principais eventos com opinião de parte dos pesquisadores, pode ser visto no excelente documentário The Afterlife Investigations, que foi legendado e divulgado no Brasil pela Pozati Filmes (Veja abaixo o documentário ou clique no link para assisti-lo pelo Youtube). O mesmo documentário mostra, igualmente, as manifestações de transcomunicação instrumental - ou seja, de captação de falas supostamente de espíritos - por meio de aparelhagem eletrônica na presença de certos médiuns. Mais abaixo, segue o link para um vídeo em que há uma entrevista com o diretor e produtor do mesmo, Tim Coleman. 

  Pelo interesse do assunto e riqueza do documentário, deixo ao leitor os vídeos esperando que o mesmo reflita e constitua suas próprias conclusões.:


(link para ver do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v_SYq-EFuhE)



(link para ver no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uiFYlY0gSaY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.