terça-feira, 19 de maio de 2015

De como a mídia tendenciosa anulou a Terceira Lei de Newton....



.... ou, de como direcionar a capacidade de indignação de uma sociedade






 Espero que todos recordem da Terceira Lei de Newton, aquela que diz que a toda ação corresponde uma reação, de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário.

  O que fez a mídia nesses últimos 50 anos no Brasil? Entorpeceu as pessoas de tal modo, que a reação ao que fazem é, em grande parte, pífia ou inexistente. O resultado é que a força maior desloca a seu favor o corpo sobre o qual as forças atuam. A indignação troca de lado. A tal ponto, que substancial parcela da sociedade acha “bonito” acreditar em tudo quanto outrora sabiam ser a defesa da ditadura, a colaboração com a ditadura ou a tentativa de perpetuar um liberalismo econômico que prega a segregação econômica, a expropriação das riquezas, por todos produzida, apenas para uns poucos.

 Vejo pessoas que estão incapazes de perceber a violência com que a mídia atua contra elas. E acabam simplesmente arrastadas para o pensamento único ditado pelas oligarquias.

 Afinal, há que estar indignado contra o governo, contra o PT. Não mais contra a desigualdade social, não mais contra a que uns poucos — dentre eles os donos da mídia e seus “sócios” de expropriação, os banqueiros e os grandes sonegadores — fiquem com tudo. Perdem a capacidade de direcionar a indignação contra aquilo que realmente nos faz mal. E são direcionados a ficarem indignados contra quem, com erros e acertos, vem realmente mudando o país.

 Esse fenômeno é mais perceptível quando atuamos com a mesma violência textual contra a mídia ou contra as pessoas “conduzidas”. As pessoas ficam indignadas contra nós, pois só veem a nossa violência. Não mais percebem a violência que sofrem da mídia. A única diferença, no entanto, é que a mídia inoculou a sua força em conta gotas, enquanto a nós só resta sermos mostrados como que usando de toda a força somente agora.

 O que a mídia oligárquica tem feito é de uma violência extrema, tão extrema que trouxe para junto de si políticos que deveriam ser abominados da vida pública desse país.

 Mas o que fazem essas pessoas? Apoiam! Simplesmente apoiam e vão para as ruas ou batem panelas. E dizem que eu é que sou violento quando me refiro a eles como manada.

  Saudades do Newton…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.