domingo, 13 de março de 2011

Os bastidores sujos do Governo Bush no excelente filme Jogo de Poder, de Doug Liman




Carlos Antonio Fragoso Guimarães


O filme Fair Game (por aqui, Jogo de Poder), 2010, é baseado na história real de de Valerie Plame Wilson (interpretada no filme pela ótima Naomi Watts) e de seu marido, Joseph Wilson (interpretado pelo excelente e politicamente consciente Sean Penn).

Valerie era de fato agente secreta da poderosa CIA entre 1985 a 2003. Era responsável, nos últimos anos de sua carreira como espiã, em percorrer o Oriente Médio em busca de indícios de que países “interpretados” como pertecentes ao “Eixo do Mal” - uma das mentirosas táticas de amendrontamento de Bush para provocar a guerra em interesse das pretolíferas, construturas e fábicas bélicas - estariam investindo na produção de armas de destruição de massa, especialmente o Iraque e o miserável Afeganistão.


Seu marido, que tinha experiência e contatos, como diplomata, com funcionários do governo de países da África foi enviado para sondar indícios de compra de urânio por Saddam Hussein, nada encontrando. Após ver que Bush e asseclas (Dick Shaney e demais neoconservadores evangélicos fundamentalistas) insistiam na mentira de que Hussein estava comprando aço e urânio para a fabricação de armas de destruição, Wilson resolve escrever ao The New York Times no início de 2003 contando sua pesquisa e as mentiras de Bush. Como resultado, a Casa Branca tenta se vingar de Wilson revelando as funções de sua esposa, Valerie, o que parece destruir a vida do casal e parte do trabalho de Valerie, que inclusive tinha conseguido informações com a família de cientistas e físicos do Iraque que demonstravam a não existência de projetos de armas desde a Guerra do Golfo de 1991.

O filme, que foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2010, revela toda a podridão do governo sórdido e conservador de Bush e dos republicanos e sua tática manipulação de informações. É baseado nos livros The Politics of Truth, de Joseph Wilson, e em Fair Game: My Life as a Spy Betrayal bye the White House, de Valerie Plame Wilson.

Este filme, ao lado dos documentários de Michael Moore Farenheit 11/9 e Capitalismo, Uma História de Amor, ajudam a entender toda a podridão do governo republicano, ala e braço direito de Wall Street, e suas intenções imperialistas e belicosas de domínio por todo o mundo.


FICHA TÉCNICA

Diretor: Doug Liman
Elenco: Naomi Watts, Sean Penn, Ty Burrell, Bruce McGill, Brooke Smith, Michael Kelly, David Denman, Noah Emmerich
Produção: Bill Pohlad, Janet Zucker, Jerry Zucker, Akiva Goldsman, Doug Liman, Jez Butterworth
Roteiro: Jez Butterworth, John-Henry Butterworth
Fotografia: Doug Liman
Trilha Sonora: John Powell
Duração: 106 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Zucker/Netter Productions / Participant Media / Hypnotic / Weed Road Pictures / River Road Entertainment

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.