domingo, 6 de fevereiro de 2011

Espiritualidade é algo bem diferente de Religião




Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Vemos, atualmente, o recrudescimento de violências de vários matizes, de pressões variadas para a imposição de dogmas e visões fundamentalistas sobre o que os homens consideram Deus (ou Alá, ou Divindade... os rótulos não importam) ou a Verdade (religiosa, econômica, política). Ao mesmo tempo vemos que alguns homens e mulheres constituem uma minoria que superam estas visões estreitas, e fundam filosofias e civilizações, ou dão exemplos marcantes de vida... Assim temos um Gandhi, uma Madre Tereza, um Albert Schweitzer, um Dalai Lama, um Chico Xavier. Então, será que estes últimos têm a mesma "religião" que aqueles outros?

Vejamos algumas diferenças entre os que possuem espiritualidade e os que possuem religião:

Quem possui espiritualidade dialoga, quem possui religião muito fala e pouco escuta;

Quem possui espiritualidade muitas vezes prefere o silêncio ao conflito, sem descuidar das tarefas segundo seus princípios. Quem possui religião muitas vezes toma partido, estimula o conflito e prefere dizer aos outros o aquilo que acha que deve ser feito, poucas vezes dando-se ao trabalho do exemplo;

Vemos nos discursos de um Buda, de um Cristo, de um Lao-Tsé semelhanças de conteúdo, especialmente no que se refere a ética. Vemos quase sempre nos discursos dos que possuem religião exclusividade de interpretação;

Quem tem espiritualidade faz, pouco fala e nunca grita. Quem tem religião grita, muito fala e pouco faz.

A espiritualidade eclode em quem desperta para o fato da irmandade humana por ver no próximo um semelhante mesmo independentemente dos mandamentos sagrados. Já quem tem religião muitas vezes retira das escrituras aquilo que lhe serve de espelho em justificativas para opressão.

O possuidor de espiritualidade vive e convida à autonomia responsável e fraterna. O que possui religião quer ser ou líder ou ser parte de um rebanho.

Quem tem espiritualidade reconhece, nos demais caminhos e tradições espirituais, princípios espirituais iguais aos seus, mesmo que com roupagens culturais diferenciadas, e se encanta por saber que a mesma essência se expressa em diferentes modos. Quem tem religião só consegue enxergar nos demais as diferenças e estas o assustam.

A espiritualidade é para quem se deixa maravilhar pela vida e beleza do mundo externo e a profunidade misteriosa do mundo interno. A religião é para quem quer regras e fórmulas para se julgar seguro por não ter ainda segurança de pensar.

Quem tem espiritualidade vê nos textos os dedos que apontam para além das palavras. Quem tem religião toma a letra escrita dos textos como o além em forma de palavras.

A espiritualidade é para quem sente que a maior alegria está na partilha de bens e na convivência entre iguais. A religião muitas vezes é uma espécie de negócio onde se tenta convencer a divindade de que o fiel é merecedor de vantagens materiais e vitórias sociais por tomar partido da religião e batalhar para impor a visão aos demais, não levando em conta que a verdade do outro pode ser tão boa quanto a sua;

A religião estabelece "verdades" e dogmas inquestionáveis. A espiritualidade estimula a pensar e a refletir para a decisão de seguir o melhor caminho compatível para a individualidade de cada pessoa;

A religião ameça com castigos, amedronta com demônios. A espiritualidade liberta consciências e estimula a ação para um mundo melhor.

A religião nos impõe culpas, a religiosidade fala que ninguém nasce sabendo mas todos podem progredir e se aperfeiçoar.

A religião fala de Deus, mas não o vivencia. A espiritualidade sente Deus e por isso Dele pouco fala e se o faz, é por meio de imagens e metáforas.

A religião é instituição, geralmente atreladas a prédios, locais, bancos. A espiritualidade está no coração que também a percebe no outro e na natureza.

A religião fala para acreditar sem questionar. A espiritualidade convida para nada tomar como definitivo já que o humano sempre se transforma e se aproxima do divino.

A religião fala para amar os iguais e desconfiar ou odiar o diferente. A espiritualidade faz perceber que as diferenças são os mais ricos aspectos da humanidade.

A religião busca sempre mais fieis. A espiritualidade está mais interessada na qualidade que na quantidade.

A religião aparenta. A espiritualidade se preocupa com a essência.

A religião põe a felicidade em outro mundo, a espiritualidade diz que a felicidade pode estar neste mundo.

A religião fala de uma vida eterna. A espiritualidade nos mostra o eterno em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.