Da TV 247:
Neste encontro da série “Textos sagrados na história” ingressamos num mundo fascinante e complexo, que é o Egito antigo. O ponto de partida é uma reforma político-religiosa desencadeada por um faraó, Amenófis IV, e sua esposa Nefertite, em prol do culto a um deus único, Aton (representado no disco solar). A partir daí será possível recuar e avançar no tempo para uma tomada de contato mais ampla com a diversidade das expressões religiosas tecidas em mais de três mil anos de história.
Referências:
Emanuel Araújo. Escrito para a eternidade: a literatura no Egito faraônico. Brasília, Editora da UnB, 2000. Paulo Carreira. “Textos da religião de Aton”. In: Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Lisboa, 2004. n. 5/6, pp. 231-262. Gisela Chapot. “O grande hino ao Aton e a expressão da teologia amarniana”. In: Revista Mundo Antigo. Niterói, 2013. v. 2, n. 4, pp. 119-138. Ciro Flamarion Cardoso. O Egito antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.