segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Não podemos esquecer que é um processo, o que vivemos hoje..., por Eduardo Ramos


"Completa e absolutamente alienados de toda a realidade, apenas "acham" que a Lava Jato é uma coisa boa por "combater a corrupção", intuem, que Temer piorou o país, têm ojeriza a Lula e ao PT e pretendem a princípio anular o voto em 2018, "já que aparentemente nenhum político presta nesse país..."
São cópias fiéis do discurso da grande mídia e das reverberações de suas classes sociais, seus vizinhos, amigos e familiares pensam em linhas gerais, da mesma forma. Não têm a mínima (zero, de verdade...) noção de que só as políticas e programas inclusivos podem combater a miséria e a pobreza, e ignoram o fato de que suas ações e omissões são em grande parte as responsáveis por nosso país estar num processo perverso de destruição e entrega de nossas riquezas."
Não podemos esquecer que é um processo, o que vivemos hoje...
Na sexta-feira, quase 19hs, Jack, minha mulher, liga pro meu trabalho pra me avisar que a Candelária estava ocupada pelos manifestantes, que eu pegasse outro ônibus para ir pra casa ou me juntasse a eles - como ela mesma queria estar.
Três colegas me ouvem depois que desligo o telefone, dão dicas de caminhos alternativos e comentam sobre a "inconveniência do movimento", ali no Centro, em "hora imprópria" e "por qual motivo mesmo...?" - Nem sabiam!
Era por conta da nova Lei trabalhista, essa, que corta dezenas e dezenas de direitos consagrados dos trabalhadores. Calo-me, até por saber que de nada adiantaria falar qualquer coisa... Olho para eles, já distraídos com outras coisas, rindo, brincando, são colegas da seção nova onde estou, pessoas absolutamente adoráveis, gentis, educadas com todos, e que aprenderam a ter seriedade no trabalho sem perder a leveza, o bom humor. Aprendi a gostar de cada um deles.
Completa e absolutamente alienados de toda a realidade, apenas "acham" que a Lava Jato é uma coisa boa por "combater a corrupção", intuem, que Temer piorou o país, têm ojeriza a Lula e ao PT e pretendem a princípio anular o voto em 2018, "já que aparentemente nenhum político presta nesse país..."
São cópias fiéis do discurso da grande mídia e das reverberações de suas classes sociais, seus vizinhos, amigos e familiares pensam em linhas gerais, da mesma forma.
Não têm a mínima (zero, de verdade...) noção de que só as políticas e programas inclusivos podem combater a miséria e a pobreza, e ignoram o fato de que suas ações e omissões são em grande parte as responsáveis por nosso país estar num processo perverso de destruição e entrega de nossas riquezas. . Citei um momento, um exemplo, do que vejo TODOS os dias à minha volta. É desesperador.
Nosso país virou um mundo-matrix, onde as pessoas pensam / sentem / olham as coisas / agem / reagem, sobre uma FICÇÃO, ou sobre "o nada", a imensidão do tamanho da ignorância de nossa sociedade.
E politicamente falando, essas pessoas, cínicas e preconceituosas algumas, ingênuas e alienadas, outras, não importa, são nossas adversárias, pelos medos, nojos e ódios que aprenderam a sentir contra o PT, contra a esquerda em geral. Ilude-se quem não percebe, que não só vivemos uma luta de classes no Brasil, permanente... vivemos também um estado de desinformação, alienação e manipulação, que só em décadas, talvez, seja vencido.
Não estamos num "momento" histórico, mas num PROCESSO histórico.
Tudo o que viermos a plantar em 2018, SE houver eleições e SE a vencermos, se não for o início do processo de transformação desse estado enfermo da sociedade e dos fatores que o causam, então estaremos apenas caminhando para um outro golpe no futuro, um novo Lula a ser odiado, um novo Moro a nos esmagar, uma nova porrada em nossas esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.