sexta-feira, 19 de julho de 2013

Um sermão do Padre Vieira mais atual do que nunca: a hipocrisia dos pregadores



«Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra; e chama-lhe sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. 
O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será ou qual pode ser a causa dessa corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhe dão, a não querem receber. 
Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; ou porque antes a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem do que fazer o que dizem; ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes em vez de servir a Cristo servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.» 

 Padre António Vieira (1608-1697)

 “Sermão de Santo António aos Peixes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.