sexta-feira, 26 de julho de 2013

Leonardo Boff: "Francisco é um libertador sem usar a expressão Teologia da Libertação"




Do editor Murilo, do blog Conversa Afiada:

O Papa pediu para ler o livro de Leonardo Boff.

É um papa que prefere ler livros ao invés de "queimá-los".

confirmado pelo Jornal de Notícias:

O papa Francisco manifestou interesse em ler o livro do teólogo Leonardo Boff, principal expoente da Teologia da Libertação no Brasil, que o opôs à Cúria do Vaticano na década de 1980, noticia, esta terça-feira, a imprensa brasileira.
"Ele quer receber o meu livro, mandou essa mensagem por uma amiga. Já entreguei a obra ao arcebispo do Rio de Janeiro e espero que o papa receba", afirmou o próprio Boff, citado pelo diário "O Globo".

O livro em questão é "Igreja: Carisma e Poder", no qual Boff contesta a estrutura hierárquica da Igreja. À época, a obra gerou forte crítica do Vaticano que, como punição, o depôs de suas funções ligadas ao ensino religioso e o obrigou a um ano de silencioso obsequioso.
O processo que levou à sua condenação foi realizado pela Congregação para a Defesa da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento XVI.
A pena foi suspensa em 1986. Porém, seis anos mais tarde, diante de uma nova ameaça de punição feita pelas autoridades de Roma, Boff renunciou às suas atividades de padre e desligou-se da Ordem Franciscana.
O papa está de visita ao Brasil, onde preside à Jornada Mundial da Juventude, um evento para o qual são esperados perto de dois milhões de fiéis.


O texto a seguir, cim as colocações de Leonardo Boff, foi extraído do português Público:

LEONARDO BOFF: “FRANCISCO É UM LIBERTADOR SEM USAR A EXPRESSÃO TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO”




Onde está Leonardo Boff, protagonista da Teologia da Libertação, afastado pelo Vaticano enquanto padre? Nos arredores de Petrópolis, plena serra imperial. Mas tão activo que, com o apoio da igreja brasileira, continua a casar, baptizar e enterrar onde faltam padres, e faltam muito. Além disso, acaba de lançar mais um livro: Francisco de Assis e Francisco de Roma: uma nova primavera na Igreja? O Papa soube, disse que gostaria de o ler e o cardeal do Rio, dom Orani João Tempesta, vai entregar-lhe um exemplar dedicado.

“Esta visita será importante para o mundo inteiro”, diz Boff por telefone, desde a serra. “Vai permitir ver a linha política, teológica. Ele vem num momento de grande inquietação da juventude. Já declarou em Roma que os políticos devem escutar a voz da rua e que os protestos são legítimos.”

Resta ver como isso se confirmará: “Ele fará dois tipos de discursos. Um dirigido aos políticos, cobrando transparência, atenção à rua, abertura à participação popular. Outro dirigido aos jovens, com um apelo à vitalidade, para ajudar à transformação: não que sejam melhores cristãos, mas que sejam melhores pessoas. Fará uma crítica dura à violência dos vândalos, mas a tónica será positiva.”

E não centrada no reforço da igreja. “O foco é a desigualdade, a fome, evitar uma possível catástrofe mundial. Como a igreja pode ajudar a humanidade a superar a sua crise.” Uma visão diferente da anterior, diz. “Os dois últimos Papas viam a igreja como uma fortaleza sendo atacado por todos os lados, mas era uma fortaleza em ruínas, cheia de pedófilos, padres, bispos, três cardeais. E corrupção financeira, com os escândalos do Banco do Vaticano utilizado pelas máfias. Quando Bento XVI recebeu o relatório com tudo isso, disse: não tenho força psíquica nem física. E abdicou.”

O seu sucessor “é um Papa do Terceiro Mundo, da América Latina, e a igreja aqui fez opções muito importantes pelos pobres desde os anos 50″. Daí veio a Teologia da Libertação, movimento que o Vaticano veio a condenar como sendo pró-marxista.

“Francisco é um libertador sem usar a expressão Teologia da Libertação. É um Papa para reforçar as pastorais sociais, dos sem-tecto, das mulheres, dos indígenas, do ambiente. Ele vem desse tipo de igreja, que não é romana, europeia e vai continuar a linha dessa igreja. O discurso dele é o que fazemos há muitos anos. Ele próprio diz que é um peronista, da teologia da cultura popular. Faz críticas duras ao sistema capitalista global, que está a martirizar países como a Grécia e Portugal. Ele vai fazer polémica contra isso, reconciliando a comunidade teológica.”

Conheceram-se em 1970. O actual Papa era então o padre Bergoglio. E Boff, franciscano, dá grande importância ao facto dele, sendo jesuíta, ter escolhido chamar-se Francisco. “Não é um nome, é um projecto de igreja. Ele escutou esse apelo franciscano: vai e restaura a minha igreja arruinada. É um jesuíta sagaz com espírito franciscano, que pode fazer intervenções duras. Tem uma bondade, um desapego pessoal, e mão firme.”

Fundamental para enfrentar “uma Cúria com mais de 1000 anos e 1000 mecanismos”, sublinha. “Então ele escolheu oito cardeais do mundo inteiro. Será o primeiro governo colegial para dirigir a igreja. Juntos vão fazer a reforma.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.