sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O perigo do fundamentalismo evangélico de direita, no documentário Jesus Camp



Este é o documentário "Jesus Camp" (Acampamento de Jesus) que mostra todo o processo de condicionamento de mentes feitos por fundamentalistas cristãos de forte tendência direitista conservadora, no Estados Unidos.

O documentário acompanha um acampamento para crianças sob a direção da pastora Becky Fischer, Nele  se vê claramente qual é o foco da modelação ou lavagem cerebral feita por seitas de "renascidos" ao mesmo tempo que mostra a crescente e irracional influência de grupos evangélicos pentecostais de extrema direita, semelhantes aos que aqui florescem no Brasil pelas mãos de exploradores como Edir Macedo ou Silas Malafaia.  Uma das cenas mais chocantes é aquela em que as crianças são incentivadas a elevarem os braços em direção à figura do "grande líder" George W. Bush, em oração. O objetivo, segundo a pastora dirigente, é que as crianças se tornem "soldados de Jesus" ou do "exército de Deus", aprendendo também a serem acríticos, individualistas, imersos nos antigos valores da propriedade e do orgulho ufanista (ao estilo fascista) e profundamente reacionários e conservadores.

O documentário foi dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady e foi lançado em 2006, tendo recebido inúmeros prêmios, como o Festival de Tribeca, dirigido por Robert De Niro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.