quarta-feira, 7 de março de 2012

Área Q: um filme co-produzido pelo Brasil e pelos Estados Unidos voltado para a reflexão filosófica



Carlos Antonio Fragoso Guimarães


O Filme Área Q , com estréia nos cinemas prevista para o dia 13/04, parece ser um daqueles filmes atípicos que navegam contra a corrente comum das produções cinematográficas, ao lado de obras como Cisne Negro, Gattaca, A vida em Preto e Branco, Ghost e Amor Além da Vida, se aproximando, pela sua temática, destes últimos.

O filme é uma Co-produção Brasil e E.U.A.  e é estrelado pelo ator americano Isaiah Washington e também pelos brasileiros Murilo Rosa e Tania Khalil.

O filme Area Q segue a linha de reflexão que se mostrou bem sucedida em películas semelhantes, como 2001, Uma Odisseia no Espaço e Ghost do Outro Lado da Vida, e que, surpreendentemente, tem se mostrado um bom filão  a ser explorado, como se comprova os sucessos de séries de TV, com Arquivo XLost, Fringe, Médium, Ghost Whisperer e Gifted Man. Como nestas, Área Q traz, através da ficção cinematográfica, uma história cujo enredo aparentemente comum (visões de OVNIS) embute, de modo mais ou menos implícito, assuntos que acompanham a reflexão filosófica sobre a alma humana desde Heráclito, Pitágoras, Sócrates e Platão. Esta junção entre a ficção e a filosofia pode vir a estimular as consciências mais sensíveis  para questionar o modismo mecanicista-materialista e as picuinhas a estes associados, abrindo uma brecha para a possibilidade, ainda que temporária, da assunção da História nas mãos de consciências lúcidas que trabalham por um mas sensível, e não de instituições massacrantes como bancos, multinacionais e bolsas de valores.

Assuntos como Vida depois da Morte, Reencarnação, afinidades espirituais, evolução, ecologia e holismo são os pontos temáticos de fundo - às vezes indiretos - que se discutem nesta película surgindo a partir de uma história, como já dito, com contornos de ficção científica. O problema e a curiosidade é saber como se faz a junção destes temas, fundamentais sobre o porquê da vida, com uma história que faz menção à questão de OVNIS e ETs, talvez por esta temática ser mais atraente ao público norte-americano, o que os filmes de Steven Spielberg, em sua maioria, demonstram.  De qualquer modo, o tema sugere que o universo e a vida são mais complexas, conectados e ricos do que imaginamos a partir de nosso conhecimento atual. Esperemos agora que estes pontos polêmicos possam ser costurados em um roteiro realmente interessante e que possam se gravar indelevelmente na memória dos cinéfilos de todo o mundo.

A história conta a trajetória do jornalista Thomas Mathews (Isaiah Washinghton) que tem sua vida mudada pelo súbito desaparecimento de seu filho. Arrasado pelo fato, ele aceita, meio a contra gosto, fazer uma matéria no Brasil, mas especificamente no Ceará, sobre aparições de OVNIS em locais como Quixadá e Quixeramobim, que formam a região chamada Área Q. Nestes locais ele conhece João Batista, interpretado por Murilo Rosa, que possui explicações e teorias sobre o que ocorre nesta área e, inclusive, sobre o que aconteceu com seu filho, e uma outra jornalista e pesquisadora, interpretada por Tania Khalil... Veja-se o trailer oficial do filme, abaixo:




Um comentário:

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.