quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Características do sectarismo




Reflete com muita propriedade o educador brasileiro Paulo Freire, sobre as características do sectário fundamentalista, seja ele religioso ou político (ou, quase sempre, religioso e político):


“a sectarização tem uma matriz preponderantemente emocional e acrítica. É arrogante, antidialógica e por isso anticomunicativa (entre os diferentes). É reacionária, seja assumida por direitista, que para nós é um sectário de ‘nascença’, ou se diga esquerdista. O sectário nada cria porque não ama. Não respeita a opção dos outros. Pretende a todos impor a sua, que não é opção, mas fanatismo. Daí a inclinação do sectário ao ativismo de conversão, que é ação sem vigilância da reflexão. Daí seu gosto pela slonganização que dificilmente ultrapassa a esfera dos mitos e, por isso mesmo, morrendo nas meias verdades, nutre-se do puramente relativo a que atribui valor de absoluto.”

Paulo Freire, em “Educação como prática da Liberdade”, Editora Paz e Terra, São Paulo, 2009, p. 59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.