sábado, 15 de janeiro de 2011

Chuvas, tragédia e despreparo



Carlos Antonio Fragoso Guimarães


Vivemos em um país maravilhoso por natureza, com a maioria de seu povo formado por gente decente que tenta viver e ser feliz. Apesar disso, em toda a história republicana, vemos na prática anos de descaso para com esta população que trabalha - e muito - para doar grande parte de seu suor aos cofres públicos e estes, por sua vez, enviar rios de dinheiro a banqueiros que nada mais fazem que exigir novos juros, nova sangria, e aos corruptos sempre a rondarem, como ogros, o poder. Dinheiro que deveria ser usado na educação que não interessa (pode a educação de qualidade despertar a conscientização política, de que o homem é quem faz a sua realidade social e, com isso, o desejo de intervir na história e exigir respeito das autoridades ao povo que as sustenta), na saúde (pública? Por quê? Vamos incentivar a busca pela saúde privada, ainda que muitos médicos sejam formados em universidades pagas pelo povo. Os planos de saúde e a indústria farmacêutica exigem isso), e moradia (mas quê? Se existem tragédias, como disse Sérgio Cabral, isso é culpa do povo que vai morar em locais perigosos).

Disse o sábio governador Sérgio Cabral: "É muita irresponsabilidade dessas famílias que vão morar em lugares inacessíveis, áreas de risco permanente, morrem e traumatizam o país" Mas onde a alternativa? Onde o mapeamento e a fiscalização e, mais ainda, a infra-estrutura de informação e assistência? Isso demanda exatamente dinheiro, educação e interesse pelo bem comum e não a uma minoria de capitalistas predatórios - os mesmos que forçam a venda de carros para congestionar os espaços urbanos e poluir o ambiente, agravando o efeito estufa que causam mais chuvas intensas e secas fenomenais e evitam o uso e desenvolvimento de transportes coletivos, como trens, bondes e metrôs. Mas o governo, em suas várias instâncias, em geral visa apenas administrar os intesses de uma minoria privilegiada de sempre, desde o tempo do golpe que implantou o arremedo de República neste país.
Em São Paulo, Geraldo Alckimin diz que não tem culpa se chove e que não pode resolver os problemas da cidade com a chuva em 24 horas. Mas o PSDB - com Alckmin dentro dele - governa o estado de São Paulo há 16 anos, e todos os anos qualquer chuva forte inunda a cidade... Não são 24 horas, são 16 anos de descaso e foco apenas na disputa do poder.

No final, a população pode contar apenas com o heroísmo e solidariedade da própria população usada, explorada e desrespeitada pelos donos do poder....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.