terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tudo é uma questão de percepção


Carlos Antonio Fragoso Guimarães


Acho, como dizia Nietzsche, que ao contrário do que pensam os empiristas e positivistas, nosso saber não fala ou discorre sobre fatos, mas são nossas criações aceitas em grupo interpretações puramente mentais, ou seja, são nossas interpretações sobre os fatos tudo o que temos. Se isto nos aproxima mais ou menos na verdade? Vai depender, mas mais do que isso, esse conhecimento intelectual só valerá a pena se nos ajudar a nos sentirmos vivos e em paz conosco e com nossos semelhantes.

Nos dizeres de Fernando Pessoa (lembrando Buda), resgatando a psicologia da Gestalt:

A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.