Este desenho, ou infográfico, foi feito por Bruno Barros.
A divisão bicolor do Brasil corresponde à realidade?
Carlos Antonio Fragoso Guimarães
O resultado das urnas não foi algo maniqueisticamente redutível a uma divisão entre Norte/Nordeste e Sul/Sudeste, entre lugares onde ganhou Dilma ou Serra, sem levar em consideração a proporção real de votos dados a um e outro em cada local.
Esse reducionismo simplório entre vermelhos e azuis levou às expressões xenófobas de patricinhas e mauricinhos bem-nascidos mas pouco sábios para entender estatísticas. A vitória azul só podemos dizer que foi completa em dois estados apenas, e ambos do Norte, pois em lugares como o Rio Grande do Sul e mesmo São Paulo, a candidata petista teve votação expressiva, sem falar que estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, até onde se sabe, fazem parte do sudeste. Contudo, o reducionismo midiático, com interesses bem voltados à direita, pintou o mapa do Brasil em duas cores, como se isso resolvesse a situação entre a complexidade do real e os interesses (e preconceitos) que tentam dividir o Brasil e os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.