domingo, 14 de novembro de 2010

O Brasil não se reduziu a duas simples cores



Este desenho, ou infográfico, foi feito por Bruno Barros.


A divisão bicolor do Brasil corresponde à realidade?

Carlos Antonio Fragoso Guimarães

O resultado das urnas não foi algo maniqueisticamente redutível a uma divisão entre Norte/Nordeste e Sul/Sudeste, entre lugares onde ganhou Dilma ou Serra, sem levar em consideração a proporção real de votos dados a um e outro em cada local.

Esse reducionismo simplório entre vermelhos e azuis levou às expressões xenófobas de patricinhas e mauricinhos bem-nascidos mas pouco sábios para entender estatísticas. A vitória azul só podemos dizer que foi completa em dois estados apenas, e ambos do Norte, pois em lugares como o Rio Grande do Sul e mesmo São Paulo, a candidata petista teve votação expressiva, sem falar que estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, até onde se sabe, fazem parte do sudeste. Contudo, o reducionismo midiático, com interesses bem voltados à direita, pintou o mapa do Brasil em duas cores, como se isso resolvesse a situação entre a complexidade do real e os interesses (e preconceitos) que tentam dividir o Brasil e os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.