terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Garimpo destrutivo avança em áreas preservadas na Amazônia sob aval do General Heleno, de ultradireita

 

Ministro do Gabinete de Segurança Institucional autorizou sete projetos de pesquisa de ouro na fronteira; medida é inédita na última década




Garimpo avança em áreas preservadas na Amazônia sob aval de General Heleno
Marcos Corrêa/PR
Garimpo avança em áreas preservadas na Amazônia sob aval de General Heleno

O  ministro do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Augusto Heleno, autorizou que o garimpo explore uma região praticamente intocada da Amazônia para exploração de ouro. Atitude do Conselho de Defesa Nacional é inédita na última decada.

O aval para que projetos de exploração e mineração em faixas da fronteira, numa largura de 150 km, é de atribuição do ministro do GSI.

Continua após a publicidade

Em 2021, o general deu o aval para que sete programas de exploração de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM) ocorresse - todos encaminhados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A região é cohecida como 'Cabeça do Cachorro' e faz divisa com a Colômbia e a Venezuela.

Lá, encontram-se 23 etnias indígenas. O município é o mais indígena do país, e a região é tida como uma das mais preservadas da Amazônia. Autorizações de exploração de São Gabriel da Cachoeira foram concedidas em 2021 e são as primeiras para empresas e empresários nos últimos dez anos.

Questionada pela Folha de S.Paulo, a ANM não respondeu se o GSI havia autorizado a exploração de ouro na Cabeça do Cachorro anteriormente. Informações públicas indicam que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.