sábado, 24 de outubro de 2015

Todas as explicações de Gilberto Chierice sobre a Fosfoetanolamina Sintética , em resposta aos céticos, à poderosa indústria da doença e aos críticos - vídeos



Gilberto Chierice, desde 1990 dedicado à cura do câncer


Seguem, para reflexão, os textos da Redação da Conexão Jornalismo com os respectivos vídeos:

O pesquisador, apontado como o "pai" da Fosfoetanolamina Sintética, concedeu a entrevista a uma emissora do Rio Grande do Sul esta semana. É um depoimento que deve ser ouvido com atenção, por vários motivos.

Em primeiro lugar, pela explicação detalhada que Gilberto Chierice nos dá sobre o funcionamento do composto químico que ele desenvolveu para combater o câncer. Mas também pelas respostas de Gilberto para muitas perguntas que têm sido feitas:

- qual o interesse dele em relação à patente do remédio?

- o quanto as autoridades foram procuradas pela equipe para a realização dos testes que pudessem comprovar a eficácia dos comprimidos?

- que tipos de câncer podem ser vencidos pelo medicamento?

- e como está a mobilização nos bastidores para levar a linha de produção de São Carlos, no interior paulista, para o Rio Grande do Sul ou Paraná?

O depoimento vale também como fonte de inspiração, por ser um exemplo de desprendimento e amor ao próximo. Veja a reportagem mais abaixo:

Embora seja reconhecidamente uma pessoa muito séria em relação ao seu trabalho, durante os 14 minutos da entrevista o veterano cientista também se mostra espirituoso e bem humorado, inclusive diante de perguntas espinhudas e questionamentos delicados.

Ele demonstra franqueza quanto a possíveis poderes milagrosos das cápsulas azuis e brancas. Elas têm, sim, se mostrado muito eficazes. Mas o paciente precisa estar com seu imunológico ativo para que dê resultado:

- O remédio não possui um efeito paliativo, mas sim curativo. Ele não vai melhorar as condições do tumor do paciente. Ou ele extermina ou não. Marcar a célula, a Fosfo vai marcar. Sem sombra de dúvida, não escapa uma que ela não marque.

Gilberto Chierice diz que para ele não faz a menor diferença onde vá ser instalada uma nova linha de produção, para tudo não continuar centrado em São Carlos:

- O ideal seria abrir várias linhas de produção, em diferentes pontos do Brasil - e do mundo. Nós fizemos a nossa parte, agora não depende de nós, depende de médicos e de hospitais. Ou seja, é a fase seguinte, que já não deveria estar nas nossas mãos.

Veja também: Comprovações de que o pesquisador do câncer procurou as autoridades de Saúde - vídeo

O pesquisador admite estar cansado, após 25 anos de luta pela divulgação das propriedades da Fosfoetanolamina. Ele afirma que nunca imaginou que pudessem surgir restrições e empecilhos para a realização de testes com um composto que pode trazer benefícios para milhões de pessoas. Afinal, trata-se de um produto para a humanidade:

- Tanto é que, nesses anos todos, nunca foi cobrado nenhum centavo pelos comprimidos. Nem ninguém nunca financiou nada, quem sempre financiou fui eu. Mas, tudo bem. Eu tenho certeza que agora vai, porque não tem por que não acontecer. É um negócio que é para todo o mundo, não é meu mais. E essa substância, você não pode dar um valor para ela. Porque a vida humana é um negócio muito especial.


A diferença entre as reportagens de Domingo Espetacular e Fantástico sobre a Fosfoetanolamina


As duas reportagens exibidas neste domingo à noite caminharam nitidamente em direções opostas. São ótimas para professores de Jornalismo que queiram mostrar a seus alunos a diferença entre linhas editoriais - escolhas sobre o que será mostrado ao público.
Conflito de interesses - ou não?
Conflito de interesses - ou não?  
Felizmente a Globo já não é hegemônica como antigamente. Porque ela colocou no ar uma matéria 100% contra o remédio, conduzida pelo médico Drauzio Varella, que deu voz a dirigentes da Anvisa e da Sociedade Brasileira de Oncologia.

Nas redes sociais, após a exibição, muitas críticas e referências ao fato de que o Dr. Drauzio é oncologista e dono de uma clínica de quimioterapia.

Já a reportagem da Record optou por ouvir pacientes que usaram os comprimidos. Deu espaço mínimo para os gabinetes e humanizou a história.

Veja as reportagens:





Em sua página no Facebook, um dos integrantes da equipe que desenvolveu a Fosfoetanolamina Sintética, o oncologista Renato Meneguelo, reagiu assim à reportagem da Globo:

Marcos Vinícius de Almeida, outro membro da equipe, também se manifestou nesta segunda-feira:


Também via Facebook, o advogado Dennis Cincinatus, que se tornou referência na esfera judicial em sua defesa do medicamento, foi outro que questionou a Globo ter permitido que Drauzio Varella fosse seu "porta-voz" num assunto de tamanha importância:

-
Veja também: 

Novos depoimentos de quem usou a Fosfo e obteve melhoras e até mesmo a cura do câncer - vídeos

A movimentação nos bastidores para produzir em massa os comprimidos azuis e brancos - vídeo

Especialistas e leigos detonam Drauzio Varella por sua reportagem sobre remédio contra o câncer

Por que Globo, Band, Folha, Época, O Globo e G1 ignoram o Rio Grande do Sul?

O que "diz" o Ministério da Saúde sobre o que acontece em São Carlos e Porto Alegre - vídeos

Deputado Marlon Santos faz apelo veemente a Dilma, mídia e pacientes com câncer - vídeo

Cartaz que começou a circular nas redes sociais neste fim de semana:

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.