sexta-feira, 28 de março de 2014

Documentários históricos sobre o Golpe Militar de 1964: para manter a Memória Viva e evitar a alienação Fascista e um Novo Golpe com o apoio de uma Mídia Comprometida



       Seguem alguns videos (documentários, reportagens e filmes completos, incluindo os do célebre diretor franco-helênico Costa Gravas) sobre o Golpe de 1964, a Ditadura Militar entre 64 e 85, a prática da tortura criminosa, desempenhada por agentes do Estado de Exceção ocorrida na época, e  o envolvimento dos Estados Unidos nos Golpes ocorridos na América Latina:

       1) Sobre a derrubada de um governos democrático e aceito pela população, assistam:

Jango - de Sílvio Tender (filme completo):




             O documentário Jango, que se tornou a maior bilheteria do gênero no Brasil, narra o governo de João Goulart enquanto presidente do Brasil(1961-1964). Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, que também o dirigiu, enquanto a trilha-sonorafoi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. A narração é de José Wilker. Link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk

            2 ) Sobre o golpe a a muito possível eliminação de Jango por assassinato dentro das ações da chamada "Operação Condor", onde as ditaduras militares de extrema direita da América Latina estimulava a elminação dos líderes que podiam por em risco as atrocidades dos Regimes de Exceção:

Dossiê Jango - de Paulo Henrique Fontenelle (filme Completo)



        João Goulart morreu no exílio de causas naturais ou foi assassinado? Em torno desta questão mal resolvida (assim como ocorreu com a morte de Juscelino Kubtschek e a de Carlos Lacerda) e do mal que foi o golpe militar de 64, patrocinado e icentivado pelos EUA, para o desenvolvimento do Brasil é que é construido o documentário Dossier Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, estreado em 2013 julho.Link para Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K6a6fjZKjkw.

         3 ) Sobre o planejamento do Golpe Militar pelos Estados Unidos, o envolvimento do embaixador Lincoln Gordon, da CIA e de adidos militares norte-americanos moldando e patrocinando o golpe com os militares brasileiros:

O Dia que Durou 21 Anos - de Camilo Galli Tavaares (Documentário em 3 partes)





        O documentário O Dia que Durou 21 Anos apresenta documentos oficiais americanos e entrevista historiadosres, brasilianistas e sociólogos norte-americanos e brasileiros, mosntrando o envolvimento do governo Kennedy e Lindon Johnson no golpe de 64Link para o Yotube: https://www.youtube.com/watch?v=Y1RQgu31scM

          4) Sobre as atrocidades das ditaduras militares na América Latina e sua implantação com o envolvimento e incentivo norte-americano:

Estado de Sitio - de Costa Gravas


  


                      5) Sobre a prática de tortura no Brasil e na América Latina pelos agentes das ditaduras militares:

Brasil: Nunca Mais




Portal Brasil Nunca mais Disponibiliza processos de torturados:




Raro documentário, com participação de Dom Paulo Evaristo Arns sobre os anos de chumbo e o legado de atraso maldito dos militares e a composição do livro "Brasil: Nunca Mais"


Depoimentos para o Projeto Brasil Nunca Mais


6 ) Sobre os ASSASSINATOS efetuados por agentes da Repressão Dittorial:


Filme Batismo de Sangue, baseado no livro de Frei Betto:




Zuzu Angel, a história da Mãe que enfrentou os Militares e pagou com a própria vida:



Visão Panorâmica da Repressão durante a Ditadura Militar (1064-1985):



7) Sobre a resistência, especialmente de estudantes e intelectuais, às arbitrariedades da Ditadura Militar

Tempo de Resistência, de André Ristum, baseado no livro de Leopoldo Paulino





Sobre a sórdida Operação Condor, a aliança político-militar entre as ditaduras da América Latina para eliminar violentamente a resistência a seus regimes, veja o documentário Condor, de Roberto Mader (no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=HhTjM1dj4e8):



Missing - O Desaparecido - sobre a tortuna e ação da Operação Condor no Chile. Filme de Costa Gravas (completo, em espanhol)






Um comentário:

  1. É muito triste saber, que depois de tanta luta, de sairmos às ruas gritando "diretas já", ainda tem gente que clama pelo retorno dos militares.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.