sexta-feira, 28 de março de 2014

Documentários históricos sobre o Golpe Militar de 1964: para manter a Memória Viva e evitar a alienação Fascista e um Novo Golpe com o apoio de uma Mídia Comprometida



       Seguem alguns videos (documentários, reportagens e filmes completos, incluindo os do célebre diretor franco-helênico Costa Gravas) sobre o Golpe de 1964, a Ditadura Militar entre 64 e 85, a prática da tortura criminosa, desempenhada por agentes do Estado de Exceção ocorrida na época, e  o envolvimento dos Estados Unidos nos Golpes ocorridos na América Latina:

       1) Sobre a derrubada de um governos democrático e aceito pela população, assistam:

Jango - de Sílvio Tender (filme completo):




             O documentário Jango, que se tornou a maior bilheteria do gênero no Brasil, narra o governo de João Goulart enquanto presidente do Brasil(1961-1964). Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, que também o dirigiu, enquanto a trilha-sonorafoi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. A narração é de José Wilker. Link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk

            2 ) Sobre o golpe a a muito possível eliminação de Jango por assassinato dentro das ações da chamada "Operação Condor", onde as ditaduras militares de extrema direita da América Latina estimulava a elminação dos líderes que podiam por em risco as atrocidades dos Regimes de Exceção:

Dossiê Jango - de Paulo Henrique Fontenelle (filme Completo)



        João Goulart morreu no exílio de causas naturais ou foi assassinado? Em torno desta questão mal resolvida (assim como ocorreu com a morte de Juscelino Kubtschek e a de Carlos Lacerda) e do mal que foi o golpe militar de 64, patrocinado e icentivado pelos EUA, para o desenvolvimento do Brasil é que é construido o documentário Dossier Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, estreado em 2013 julho.Link para Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K6a6fjZKjkw.

         3 ) Sobre o planejamento do Golpe Militar pelos Estados Unidos, o envolvimento do embaixador Lincoln Gordon, da CIA e de adidos militares norte-americanos moldando e patrocinando o golpe com os militares brasileiros:

O Dia que Durou 21 Anos - de Camilo Galli Tavaares (Documentário em 3 partes)





        O documentário O Dia que Durou 21 Anos apresenta documentos oficiais americanos e entrevista historiadosres, brasilianistas e sociólogos norte-americanos e brasileiros, mosntrando o envolvimento do governo Kennedy e Lindon Johnson no golpe de 64Link para o Yotube: https://www.youtube.com/watch?v=Y1RQgu31scM

          4) Sobre as atrocidades das ditaduras militares na América Latina e sua implantação com o envolvimento e incentivo norte-americano:

Estado de Sitio - de Costa Gravas


  


                      5) Sobre a prática de tortura no Brasil e na América Latina pelos agentes das ditaduras militares:

Brasil: Nunca Mais




Portal Brasil Nunca mais Disponibiliza processos de torturados:




Raro documentário, com participação de Dom Paulo Evaristo Arns sobre os anos de chumbo e o legado de atraso maldito dos militares e a composição do livro "Brasil: Nunca Mais"


Depoimentos para o Projeto Brasil Nunca Mais


6 ) Sobre os ASSASSINATOS efetuados por agentes da Repressão Dittorial:


Filme Batismo de Sangue, baseado no livro de Frei Betto:




Zuzu Angel, a história da Mãe que enfrentou os Militares e pagou com a própria vida:



Visão Panorâmica da Repressão durante a Ditadura Militar (1064-1985):



7) Sobre a resistência, especialmente de estudantes e intelectuais, às arbitrariedades da Ditadura Militar

Tempo de Resistência, de André Ristum, baseado no livro de Leopoldo Paulino





Sobre a sórdida Operação Condor, a aliança político-militar entre as ditaduras da América Latina para eliminar violentamente a resistência a seus regimes, veja o documentário Condor, de Roberto Mader (no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=HhTjM1dj4e8):



Missing - O Desaparecido - sobre a tortuna e ação da Operação Condor no Chile. Filme de Costa Gravas (completo, em espanhol)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.