quarta-feira, 10 de abril de 2013

Thatcher, a Dama Sem Coração do Neoliberalismo



Carlos Antonio Fragoso Guimarães

 Se temos hoje uma crise mundial, criada e capitaneada pelos bancos e pelos grandes especuladores financeiros, mas paga pelo povo de todo o mundo, dois dos maiores responsáveis pela desregulamentação das leis que controlavam a ganância dos bancos e das mega-corporações internacionais chamam-se Ronald Reagan e Margaret Thatcher.

Ambos acabaram, Thather e Reagan, com o estado do bem-estar social para criar o estado mínimo em benefício das mega-corporações, o núcleo da doutrina do Neoliberalismo. O lema era : "Um governo bom é o que não intervém para ajudar ninguém", a não ser, é claro, os empresários e bancos. (Para entender a ação de Reagan e Thatcher no destroçamento da democracia em favor do Neoliberalismo, assista ao documentário "Capitalismo, uma história de amor", de Michael Moore)

Thatcher governou com mão de ferro de 1979 a 1990. Com ela, os trabalhadores perderam direitos, os sindicados foram perseguidos, as empresas enriqueceram. Ela iniciou a febre das privatizações que, mais tarde, seria copiado pelas bandas brasileiras, com imenso apoio do FMI e dos interesses externos, por FHC de triste memória. Com a "Dama de Ferro", também veio o aumento do desemprego e o fortalecimento da doutrina que hoje impõe uma crise violenta na Europa.

Thatcher morreu neste último dia oito de abril, completamente senil e quase esquecida. Milhares de ingleses comemoraram seu falecimento e seu legado é objeto de controvérsias pelos frutos ruins que vingaram depois de seu período de "Dama de Ferro"

Veja, abaixo, a reação de vários ingleses em um PUB ao receberem a notícia da morte de Margaret Thatcher:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.