quarta-feira, 17 de abril de 2013

Caetano Veloso responde às mentiras e delírios de Feliciano


Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Em artigo publicado em O Globo, no último domingo, dia 14, intitulado "Ainda Feliciano?", Caetano Veloso responde às acusações mentirosas e, ao mesmo tempo analisa esplendidamente, as ações conturbadas, mas arrogantes, do famoso político-pastor. Cita no texto, de cara, as mentiras, em formato de show gospel, que o citado lança sobre seus desafetos ou sobre quem, na ótica distorcida dele, representam pessoas anti-cristãs:

 "Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon", escreve o compositor e articulista baiano.

Em seguida Veloso se pergunta como um tão auto intitulado expert  da Bíblia esquece os dez mandamentos e pode levantar falso testemunho e mentir descaradamente "sobre fatos conhecidos", referindo-se à acusação estúpida de Feliciano de que a música "Sozinho", de Peninha e gravada por Caetano após ouvi-la por Tim Maia e Sandra de Sá, só fez sucesso porque, segundo o pastor iluminado, o cantor teria sido beneficiado pelos trabalhos "maléficos" - para ele - dos cultos afro-brasileiros na pessoa de Mãe Menininha do Gantois... que havia falecido mais de dez anos antes de Veloso sequer pensar em gravar a canção!

Sem perder a lógica e o bom senso, Caetano não perde a chance de desmontar a estrutura ilógica e arrogante de Feliciano:

 "Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido o ameaça tão fortemente? Eu diria a pastores, padres, rabinos ou irmãos - sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele - que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?"

Apesar de agnóstico, Caetano, como ele mesmo diz, está apreciando cada vez mais a religião (em suas diversas manifestações), como fica claro neste outro trecho de seu longo artigo: "Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões."

O articulista conclui pedindo aos crentes de todas as religiões que usem da lógica e do fundamento mesmo de suas fés: o amor e a compreensão:

"Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse. O que menos desejo  é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano (...) Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura, criar uma caricatura calunioso dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é ai que o diabo está?"

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de deixar um endereço de uma página que nos mostra bem quem é o Marco Feliciano, se me for permitido. Eis o endereço: http://www.anonymousBrasil.com/a-verdade-sobre-Marco-Feliciano/ Por favor, leia; se quiser, passe adiante.

    ResponderExcluir

Olá... Aqui há um espaço para seus comentários, se assim o desejar. Postagens com agressões gratuitas ou infundados ataques não serão mais aceitas.